Cuida+Mogi realiza serviços em 6 bairros e beneficia 100 mil moradores a partir de segunda

Secretaria de Serviços Urbanos

15 de abril de 2017

A Prefeitura de Mogi das Cruzes já definiu a programação do Cuida+Mogi de segunda-feira (17/04) até quinta-feira (20/04). O programa realiza serviços de limpeza, capinação, raspagem de sarjetas e roçada de mato, entre outros. Desta vez, os bairros atendidos serão Jardim Aeroporto, Piatã II, Vila Industrial, Jardim Planalto, Vila Brasileira e Jundiapeba, totalizando mais de 100 mil pessoas beneficiadas.

“Abrimos várias frentes de trabalho para que possamos dinamizar os serviços e atender as demandas de forma mais ágil e eficiente”, afirma o prefeito Marcus Melo, salientando que a grande prioridade da Secretaria de Serviços Urbanos é colocar a cidade em ordem.

“Passamos por um grande período de chuvas, o que é bastante complicado, porque além de o mato crescer muito rápido, quando está chovendo não conseguimos colocar as equipes nas ruas”, diz o prefeito.

O Cuida+Mogi foi implantado no começo do ano para otimizar os serviços de manutenção e limpeza da cidade num trabalho interligado com a Ouvidoria.

“Todas as demandas feitas pelo telefone 156 são cadastradas e nós utilizamos este banco de dados como fonte de informação. Por isso é muito importante que a pessoa entre em contato com a Prefeitura e faça a sua solicitação.”

Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Dirceu de Meira Lorena, as equipes da secretaria foram reorganizadas com o objetivo de dar maior eficiência ao trabalho.

“Criamos uma equipe de pintura de faixas que atua todo dia de madrugada para que não atrapalhe o trânsito e o serviço renda mais”, afirma, destacando que todas as entradas e saídas de Mogi das Cruzes vêm recebendo esta manutenção.

“Estamos trabalhando principalmente na via perimetral e no acesso a Jundiapeba, porque são locais de grande trânsito de veículos e que necessitam de uma manutenção constante.”

O secretário destaca também que cada um dos seis bairros atendidos de segunda a quinta-feira, véspera do feriado de Tiradentes, terá serviços priorizados com base nas solicitações feitas por meio da Ouvidoria.

“Estaremos em locais como Vila Brasileira, Jardim Aeroporto e Vila Industrial priorizando os serviços solicitados pela população destes locais”, diz o secretário, que também terá equipes trabalhando no Jardim Piatã II onde o alvo principal será as estradas vicinais.

Balanço

Para se ter uma ideia, desde que foi lançado, o Programa Cuida+Mogi já executou mais de 90 km de nivelamento e cascalhamento de estradas vicinais e vias sem pavimentação em bairros mais distantes, como Vila Moraes (25,1 km); Biritiba Ussú (6,4 km); Cocuera (6,7 km); Porteira Preta (4,7 km); Beija Flor (29,5 km); Quatinga (6,4 km); Volta Fria/Rio Abaixo (10,1 km) e Jardim Aeroporto I (2,6 km).

Foram retiradas 102,5 toneladas de lixo depositado de forma irregular em terrenos e beiras de calçadas.

“Este descarte irregular é um grande problema ocasionado pela falta de consciência das pessoas. Mogi das Cruzes tem um serviço de coleta domiciliar eficiente, além dos programas Recicla+Mogi e a operação Cata Tranqueira. Ninguém precisa jogar lixo e entulho nos terrenos.”

O secretário destaca também que a fiscalização contra este tipo de descarte foi ampliada e que a Prefeitura de Mogi das Cruzes está atenta. “Cada um precisa fazer a sua parte”. (Ana Figueiredo)