Cuida+Mogi vai fazer reparos em cerca de 70 km de estradas na zona rural da cidade

Secretaria de Serviços Urbanos

03 de março de 2017

O Programa Cuida+Mogi chegará à zona rural na próxima semana. O mapeamento já está definido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Cerca de 70 quilômetros de estradas vicinais deverão receber melhorias como nivelamento de pista, cascalhamento e aplicação de agregados como bica corrida, limpeza de valetas, abertura de valas para drenagem e podas nas laterais das vias.

Será empregado no trabalho um total de 10 equipamentos, entre pás carregadeiras, motoniveladora, retroescavadeira, caminhão basculante e roçadeiras. Trinta funcionários estarão envolvidos na ação. “Estamos prevendo a utilização de cerca de 400 toneladas de material como pedras, rachão e bicas corridas. Será um amplo trabalho de reparo e recuperação das vicinais, que sofrem muito o impacto das chuvas nesta época do ano”, explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, Dirceu Lorena de Meira.

A data exata do início do Programa Cuida+Mogi na Zona Rural dependerá justamente do fator clima, tendo em vista, se chover com intensidade, a Secretaria de Serviços Urbanos fica impossibilitada de deslocar as equipes para a rua. “Nós estamos preparando tudo para ter início na segunda-feira (06/03/2017)”, salienta o secretário.

Conforme a programação previamente estabelecida, serão recuperados e sofrerão interferências com melhorias no rolamento cerca de 70 quilômetros de estradas vicinais. Foram priorizadas, pelo levantamento, as estradas com maior fluxo e fundamentais para o escoamento da produção rural. “Nós sabemos e entendemos os problemas ocasionais, principalmente para os produtores rurais que enfrentam dificuldades tanto para escoar os produtos, como para receber insumos agrícolas. Mas este período de chuvas agrava muito a situação”, completa Meira.

A expectativa, que depende diretamente do clima para ser ou não atingida, é de que os trabalhos sejam concluídos até o final deste mês. Estão programadas interferências nas seguintes estradas: Estrada Soichi Ueda (6 km); Estrada Francisco Paco Ruiz (2 km); Fazenda Cuiabá (5 km); Estrada de Santa Rita (4 km); Estrada Taquaruçu (5 km); Estrada do Sertãozinho (9 km); Estrada Etsunani Adachi (6 km); Estrada da Estiva (5 km); Estrada do Maeda (2 km); Estrada das Esmeraldas (4 km); Estrada Nishio Tadashi (2 km); Região do Taboão e Núcleos Industriais (9 km); Estrada Geraldo Pinto (3 km); Estrada Batista (3 km); Estrada Haru (3 km) e Estrada do Shida (3 km).

Cuida+Mogi

Lançado em fevereiro pelo prefeito Marcus Melo, o Programa Cuida + Mogi engloba uma série de ações de cuidado com a cidade, desde mutirão de limpeza até a fiscalização de áreas ocupadas e também de produtos comercializados irregularmente. “Este é um programa de todos nós. É preciso que todos cuidemos da nossa cidade, como se fosse a nossa casa. A Prefeitura precisa fazer a sua parte e os cidadãos também ajudam neste processo”, salienta o prefeito.

Toda a programação tem como base os dados apurados no 156 da Ouvidoria, que traz um mapeamento das principais demandas. Ou seja, é um reflexo direto dos pedidos registrados pelos cidadãos na Prefeitura de Mogi das Cruzes. “Este é o melhor canal de comunicação entre a população e a Prefeitura. Todos os dados são anotados e entram num relatório de trabalho”, ressalta o prefeito. (Ana Figueiredo)