Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos fazem workshop para otimização dos fluxos de trabalho

Secretaria de Serviços Urbanos

04 de julho de 2017

As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos participaram, na manhã desta terça-feira (04/07), de um workshop na Escola de Governo e Gestão. O encontro teve por objetivo apresentar um panorama da Secretaria, a partir de cada uma de suas Diretorias, visando a criação de um melhor fluxo interno de informações e estimulando o pensamento estratégico em todos os departamentos. Cerca de 50 funcionários da Pasta participaram da ação.

O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, participou da abertura do evento e destacou a importância de eventos assim, bem como dos serviços prestados pelas equipes. “Este grupo tem uma responsabilidade muito grande perante a população, que é atender as demandas registradas e prestar um serviço de qualidade. E, para que um bom serviço seja desempenhado, é preciso que todos da Secretaria tenham informações, medições e dados. É preciso haver entrosamento e só por meio de eventos como o de hoje é que vocês vão conseguir construir uma Secretaria melhor”, destacou o chefe do Executivo.

O workshop consistiu na apresentação, por parte dos responsáveis de cada Diretoria da SMSU, de cinco tópicos referentes ao setor no qual atuam. Além de um organograma da diretoria, foram apresentados um detalhamento das atividades desenvolvidas, números e ações no engajamento das equipes e um plano de metas até 2020. Outro pedido foi para que todos apresentassem sugestões de melhorias tanto para o departamento quanto para a Secretaria de uma forma geral.

A proposta da atividade, como explicou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Dirceu Meira, foi fazer cada um sair de sua zona de conforto e explorar novos campos, deixando de lado a imagem de que as equipes da Secretaria cuidam apenas do operacional. “É um evento para se pensar na Secretaria como um todo e até para a própria Secretaria se conhecer melhor. Precisamos, por exemplo, impor metas para nós mesmos e também colher sugestões para melhorarmos. Temos todos de pensar, pois é assim que evoluímos e assim que novas e boas ideias surgem”, pontuou.

“Fico muito feliz por ver esse tipo de mentalidade dentro de uma administração pública. Este é um trabalho que só tem a acrescentar aos funcionários, à dinâmica de trabalho dentro da Secretaria e, por fim, à qualidade do serviço prestado. A tendência é que esse trabalho se estenda para todos os funcionários da Secretaria”, comentou Thaís Alencar, funcionária da SMSU responsável por trabalhos de capacitação e idealizadora do workshop.

"Mudou a qualidade de serviços executados na rua e o pensamento dos funcionários, que hoje se sentem muito mais valorizados, porque isso é novidade para todos. Para mim, por exemplo, foi a primeira vez fazendo uma apresentação nesse estilo. Ou seja, é um novo desafio e mais um aprendizado para mim e para todos", destacou Milton Freitas Júnior, diretor do Departamento de Conservação Urbana (asfalto).

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos possui cerca de 350 funcionários. Além das diretorias e departamentos já existentes, como Limpeza Pública, Conservação Urbana (asfalto e drenagem), Manutenção de próprios e Administrações Regionais, está sendo estruturado neste momento um departamento administrativo, o que representa mais um avanço na gestão da Pasta.

Desde o início do ano, a SMSU vem passando por uma série de melhorias, desde o investimento e valorização dos funcionários até obras físicas. No que se refere à sua organização interna, já foram feitos treinamentos, capacitações e até um workshop de planejamento estratégico. Já no que se refere a obras, a sede da SMSU está passando por várias mudanças, em um pacote de revitalização. O novo refeitório, entregue recentemente, é parte dessas mudanças. (Lívia de Sá)