Equipes do programa Cuida+Mogi retornam ao Botujuru a partir deste sábado

Secretaria de Serviços Urbanos

23 de junho de 2017

Neste sábado (24/06), as equipes do Cuida+Mogi vão retornar ao Botujuru, bairro que foi o primeiro a receber as ações do programa, em fevereiro deste ano. Além das equipes da Secretaria de Serviços Urbanos, também vão integrar a força-tarefa funcionários do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), da Secretaria de Obras, Secretaria de Transportes e o Departamento de Fiscalização de Posturas, da Secretaria Municipal de Segurança.

À Secretaria de Serviços Urbanos ficará a incumbência da realização de trabalhos de limpeza pública – roçada, raspagem, varrição e retirada de lixo e entulho – mais limpeza de bocas de lobo e a Operação Tapa-Buraco. Já o Semae ficará responsável por trabalhos de limpeza de fossas, reparos em vazamentos e também tapa-buraco.

A Secretaria Municipal de Transportes cuidará da pintura de sinalização de solo e vertical, como faixas de pedestres e linhas de centro e de borda, enquanto que a Secretaria de Obras fará reparos na parte de iluminação pública, fazendo principalmente a troca de luminárias queimadas. A Fiscalização da Segurança, por sua vez, fará vistorias em muros, calçadas e terrenos particulares, além de tentar solucionar questões referentes a veículos abandonados em via pública.

O Botujuru foi novamente escolhido para receber o mutirão do Cuida+Mogi em virtude do número de Ouvidorias em aberto no bairro: são 109 demandas, sendo 60% das solicitações referentes a melhorias em ruas (tapa-buraco, recuperação de asfalto, nivelamento e cascalhamento).

O Cuida+Mogi é uma ação integrada da Prefeitura, que geralmente tem início aos sábados e se estende pela semana, até que todas as demandas de um bairro ou região sejam atendidas. Este do Botujuru, por exemplo, começa neste sábado (24/06) e deve se estender até a próxima sexta-feira (30/06)

A duração do mutirão, bem como os serviços executados durante sua realização, dependem, na realidade, das demandas específicas de cada bairro. A principal ferramenta de auxílio para a definição das programações é a Ouvidoria Geral, por meio das demandas registradas diretamente pela população.

O último mutirão nos moldes deste que será feito no Botujuru, com a atuação de equipes de diversas Secretarias, foi realizado no Centro da cidade. Já o programa Cuida+Mogi como um todo já atendeu, só nos meses de abril, maio e junho, um total de 30 bairros da cidade.

No último sábado (17/06) o local atendido foi o Parque das Varinhas. Ali, que já é um bairro da zona rural do município, as equipes da Limpeza Pública fizeram a raspagem de 1.673,34 metros lineares de guias, capinaram 14.106,72 metros quadrados de áreas municipais e retiraram 36 toneladas de lixo e material descartado irregularmente, conforme a demanda local.

Já ao longo desta semana, as equipes deram continuidade aos trabalhos na Chácara Guanabara, que foram iniciados semana passada, mas tiveram de ser interrompidos em razão da chuva. Se não houver alterações na programação, o próximo bairro a receber o Cuida+Mogi será o Parque São Martinho.