Estrada Velha de Sabaúna recebe reparos das equipes de Serviços Urbanos

Secretaria de Serviços Urbanos

10 de março de 2017
O trecho da Estrada Velha de Sabaúna que teve erosão em virtude das chuvas receberá trabalhos de concretagem, mais construção de canal e barreira (Divulgação: Paulo Rogério Machado)

Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos iniciaram, na manhã desta sexta-feira (10/03), trabalhos de reparo na avenida Romilda Pecorari Nor, mais conhecida como Estrada Velha de Sabaúna. Em virtude das chuvas, a via, que liga os distritos de Sabaúna e Cezar de Souza, registrou erosão da margem em um trecho, que é o alvo desses trabalhos. A previsão é que o serviço seja encerrado na próxima semana.

A SMSU já havia feito a colocação de rachão neste mesmo ponto, com o objetivo de conter a erosão, porém com novas chuvas e o decorrente transbordamento de córregos e ribeirões que cortam a via, o material cedeu. Agora, para garantir mais estabilidade, será feito um serviço de concretagem, com a construção de um canal para escoamento de água e também uma barreira de contenção, diminuindo assim as possibilidades de novas ocorrências.

A SMSU também está cuidando do desassoreamento de uma barreira às margens da via, destinada à retenção das águas das chuvas, que estava repleta de sedimentos, servindo como mais uma barreira ao escoamento da água.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Dirceu Meira, lembra que os problemas ocorridos na via são causados por questões envolvendo macrodrenagem e a passagem de cursos d'água sob a via. Para solucioná-los em caráter definitivo é necessário um grande projeto de drenagem e pavimentação, que possui custos altos para sua execução.

Por isso, a SMSU está sempre acompanhando as condições da estrada e procede com manutenções e reparos emergenciais. “Este tipo de ação será mantida, dentro da programação de trabalhos de manutenção das estradas vicinais desenvolvidos em toda a cidade", acrescenta o secretário.

Vale lembrar que a Estrada Velha de Sabaúna é uma via de trânsito local e que tem, portanto, baixo volume de tráfego. A ligação oficial entre a região leste de Mogi das Cruzes e o distrito de Sabaúna é feita pela SP-66, conhecida popularmente neste trecho como Rodovia Mogi-Guararema. (Lívia de Sá)