Mutirão de drenagem em Jundiapeba já resulta na limpeza de 584 bocas de lobo e de leão

Secretaria de Serviços Urbanos

26 de setembro de 2017

O mutirão de drenagem e manutenção no distrito de Jundiapeba, que começou no dia 11 deste mês e deve ser finalizado na próxima semana, já superou as expectativas iniciais da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, em termos de volume de trabalho. Ao todo, 584 bocas de lobo e bocas de leão já passaram por trabalhos de limpeza e manutenção, contra as pouco mais de 200, que constavam na expectativa inicial.

A própria previsão de término, que a princípio estava estipulada para esta sexta-feira, dia 29, foi dilatada para a próxima semana, em razão de situações um pouco mais complexas que foram sendo identificadas pelas equipes ao longo dos trabalhos e cuja solução demanda, logo, mais tempo.

Além da execução dos serviços necessários, foi feito também, de forma inédita, um cadastramento dos dispositivos que compõem o sistema de drenagem da região atendida, bem como o registro de qual é a situação em pontos distintos. Foram identificados, no total, 1.233 unidades e situações diversas.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Dirceu Meira, este trabalho de mapemaneto deve ser levado a outros locais. Os dados servem para traçar um diagnóstico do tamanho e da capacidade do sistema de drenagem de cada região da cidade, além de auxiliar na identificação do que precisa ser feito em cada local, o que contribui diretamente para a programação dos trabalhos e das equipes da Secretaria.

“Estamos fazendo uma avaliação nas galerias, abrindo tampões e fazendo cadastramento. Não vamos conseguir executar tudo que é necessário neste mutirão, mas com esses dados conseguimos nos programar muito melhor para serviços futuros e também deixar trabalhos mais simples para que sejam feitos aos poucos pela Administração Regional”, destaca o diretor de drenagem, Paulo Rogério Machado, lembrando que este mutirão tem como foco resolver as situações mais críticas, no que tange à prevenção a enchentes.

Além das limpezas em bocas de lobo e bocas de leão, as equipes também já cuidaram de 58 reparos nos dispositivos de drenagem, o que compreende tampas de bocas de lobo, reformas de caixas de bocas de leão, tampas de poços de visita e guias.

Outro serviço já quantificado dentro do mutirão é a retirada de lixo, entulho e materiais inservíveis e descartados de forma irregular. Até o momento, já foram recolhidas 90 toneladas no total. São cerca de 30 funcionários e 10 caminhões empregados no mutirão, que desde ontem passou a contar também com o emprego de um caminhão hidrojato, para trabalhos de desobstrução.

O objetivo do mutirão é fazer com que o sistema de drenagem esteja nas melhores condições o possível, para que opere em sua capacidade máxima quanto tiver início mais um período de chuvas, o que deve ocorrer em meados de outubro. A meta, logo, é diminuir consideravelmente a ocorrência de alagamentos em Jundiapeba.

Já há também, por parte da Secretaria do Verde de Meio Ambiente, uma mensuração da quantidade de material recebido no Ecoponto de Jundiapeba, que foi inaugurado há quase um mês exato, no dia 28 de agosto. Até o momento, o local já recebeu 80 toneladas de resíduos, exceto por recicláveis, que a unidade não recebe. (Lívia de Sá)