Mutirão de limpeza e varrição do Cuida+Mogi acontecerá em dois bairros neste sábado

Secretaria de Serviços Urbanos

17 de março de 2017

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos já está com as equipes preparadas e material necessário para a realização de mais uma etapa do Programa Cuida+Mogi. Neste sábado (18/03), os trabalhos serão concentrados no Parque Residencial Itapeti e no Jardim Santa Tereza, onde os serviços já começaram durante a semana e serão concluídos agora. Estes mutirões, diferentemente daqueles que ocorrem de segunda a sexta-feira, estão mais focados na varrição e capinação.

“Este é um trabalho mais urgente neste período do ano em razão das chuvas. Temos uma programação para todos os sábados até começo de abril”, explica o secretário de Serviços Urbanos, Dirceu Meira.

Ele salienta, no entanto, que se forem confirmadas as chuvas previstas para este final de semana, os serviços poderão ser suspensos. “Não tem como colocarmos as equipes nas ruas se a previsão de chuva forte se confirmar”. Segundo os dados do Climatempo/Mogi das Cruzes, para este sábado (18/03/2017) o tempo deve virar com a chegada de uma frente fria esperada para estes dias, fechando o verão na segunda-feira (20/03).

Os próximos bairros a serem contemplados, caso não ocorram mudanças na programação, são o Jardim Planalto, Jardim Aeroporto III e Jardim Aracy, dia 25, e Jardim Layr, Jardim Aeroporto I e Cezar de Souza, dia 1º de abril. Vale ressaltar que estes mutirões são específicos dos sábados e têm como objetivo ampliar o atendimento da demanda apontada na Ouvidoria da Prefeitura de Mogi das Cruzes, que atende os mogianos pelo telefone 156 (ligação gratuita).

“Fora estes mutirões, nós também temos equipes distribuídas durante a semana em vários pontos da cidade, tanto na zona urbana como na rural com o trabalho realizado nas vicinais”, destaca o prefeito Marcus Melo, que vem acompanhando estas ações indo até os locais onde estão as equipes da secretaria. “Com o Programa Cuida + Mogi, estamos dinamizando estes mutirões. Até o final de março, começo de abril, é preciso que boa parte das atenções estejam voltadas à manutenção da cidade, porque é um período de chuvas em que os danos, inclusive, à malha viária são muito grande”, ressalta Melo.

Serviços

Só para se ter uma ideia, os trabalhos realizados nos bairros até agora totalizaram 530 buracos tapados, 24,5 mil metros lineares de guias e sarjetas raspadas, 104 árvores podadas, 28 bocas de lobo limpas e quase 60 mil metros quadrados de áreas públicas roçadas e capinadas, entre outros como pequenos consertos de grades e alambrados. Estes números dizem respeito as ações realizadas nos bairros do Conjunto São Sebastião, Vila da Prata, Parque Morumbi, Cidade Jardim e Caminho do Mar, além da Avenida Julio Simões, em Braz Cubas, e dos Jardins Apolo, Pavão e Rodeio.

Na zona rural, o Programa Cuida+Mogi já beneficiou as estradas Francisco Ruiz Pacco; Soichi Ueda; Fazenda Cuiabá; Santa Rita; Estiva; Areia Branca; Sato; Gavião; Haruo Kono; Takubo; Ken Saito e Adachi em um total de 37 km de vias niveladas e 240 toneladas de material para cascalhamento. (Ana Figueiredo)