Mutirão de limpeza e varrição recolhe mais de 38 toneladas de lixo e entulho da cidade

Secretaria de Serviços Urbanos

15 de março de 2017

Mais de 38 toneladas de lixo e entulho recolhidas, 23,3 mil metros quadrados contemplados com capina mecanizada e 11,8 mil metros lineares limpos com raspagem. Este é o saldo atualizado do mutirão de varrição e limpeza de vias e espaços públicos, um complemento ao programa Cuida + Mogi, que teve início no último sábado (11/03) e já foi feito no Jardim Apolo, Jardim Pavão e Jardim Rodeio.

No Jardim Apolo e Jardim Pavão, os trabalhos foram concluídos no próprio sábado (11/03) e o balanço aponta 20.400 metros quadrados contemplados com capina mecanizada, 10.2000 metros lineares atendidos por raspagem e varrição e sete toneladas de material fruto de descarte irregular recolhidas.

Já no Jardim Rodeio, local onde os trabalhos tiveram de se estender pelos dois primeiros dias úteis desta semana, encerrando-se na tarde desta terça-feira (14/03), o saldo foi de 31 toneladas de lixo e entulho recolhidas, 1.600 metros lineares contemplados com serviços de raspagem e 2.900 metros limpos com roçada mecânica.

O replanejamento perante a programação inicial foi necessário em virtude do alto volume de material encontrado para recolha e também em função do mau tempo. No Jardim Rodeio, por exemplo, as equipes iniciaram os trabalhos no último sábado, porém foram interrompidos pela chuva. Logo, um grupo composto por seis varredores foi mantido no bairro, até que tudo fosse concluído.

Já o Jardim Santa Tereza, que também estava na programação do último sábado, será atendido neste sábado (18/03), mesmo dia em que as equipes devem iniciar os trabalhos no Parque Residencial Itapeti. Os demais bairros presentes na programação inicial, como o Conjunto do Bosque e o Jardim Planalto, ficarão para os próximos sábados.

“Este é um complemento muito importante à nossa missão, que é deixar a cidade em ordem. Os mutirões são uma excelente ferramenta para atender a este propósito, pois eles resolvem de forma rápida diversas situações e problemas nos bairros. E o que detectamos foi realmente uma grande demanda”, destaca o secretário municipal de Serviços Urbanos, Dirceu Lorena de Meira, lembrando que o período de chuvas é um fator agravante.

O programa Cuida + Mogi começou no dia 13 de fevereiro deste ano, pelo bairro do Botujuru. Já passou pela região da Vila da Prata, Conjunto São Sebastião, Parque Morumbi e, com o complemento de mutirão de limpeza varrição, atendeu aos Jardins Apolo, Pavão e Rodeio. Além disso, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos está com uma programação de recuperação e melhorias nas estradas vicinais, que vai contemplar os 70 quilômetros de estradas rurais que a cidade possui.

No dia 25, o Cuida + Mogi Varrição acontecerá nos Jardins Planalto, Aeroporto III e Aracy. Já no dia 1º de abril, a programação envolve o Jardim Layr, Aeroporto I e Cezar de Souza. (Lívia de Sá)