Parque das Varinhas será contemplado neste sábado pelo mutirão do Cuida+Mogi

Secretaria de Serviços Urbanos

14 de junho de 2017

O mutirão de manutenção do programa Cuida+Mogi, que já atendeu a mais de 20 bairros da cidade desde o mês de março, quando teve início, vai chegar neste sábado (17/06) ao Parque das Varinhas, no distrito de Jundiapeba. A partir das 7h30, as equipes do Departamento de Limpeza Pública estarão presentes no local e executarão serviços de varrição, roçada e raspagem, mais retirada de material descartado irregularmente.

O perímetro atendido no Parque das Varinhas compreende mais de 20 ruas e abarca todo o contorno do bairro, que está situado às margens da Rodovia SP-39 e é cortado pela avenida Central, mais tarde denominada Estrada Aroeira. Ao todo, serão cerca de 80 funcionários empenhados na força-tarefa, que será encerrada no mesmo dia.

No último sábado (03/06), as equipes estiveram no Residencial Mirage, em Braz Cubas, para a execução dos trabalhos de limpeza pública, que depois foram complementados ao longo da semana pela atuação de outras equipes. Muito embora não estivesse no cronograma inicial, conseguiram atender, naquele mesmo dia, ao Jardim Cambuci, também em Braz Cubas. Só nesses dois bairros, as equipes fizeram raspagem de guias numa extensão total de 9,7 mil metros lineares, capinaram 15,3 mil metros quadrados de áreas municipais e retiraram um total de 18 toneladas de lixo e material descartado irregularmente.

Os cidadãos que identificarem a necessidade de manutenção nas ruas de seu bairro devem sempre registrar a demanda via Ouvidoria Geral, no telefone 156. É a partir desses registros que as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos se programam para fazer o atendimento necessário nos quatro cantos da cidade.

Balanço da semana

Ao longo da última semana, as equipes de rotina da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos seguiram atuando em várias frentes, conforme a programação habitual, demandas registradas pela população e necessidades pontuais identificadas.

As equipes da Operação Tapa-Buraco, por exemplo, atuaram em regiões como do Aeroporto, região central, Parque Monte Líbano e parte do Jardim Ivete e Alto do Ipiranga. Foram atendidas vias como Prefeito Maurílio de Souza Leite Filho, avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, avenida Engenheiro Miguel Gemma, rua Dr. Dedodato Wertheimer, Barão de Jaceguai, Capitão Manoel Rudge, Cruzeiro do Sul, Campos Sales e avenida Henrique Eroles.

As equipes da limpeza pública estiveram presentes em locais como Parque Municipal “Chiquinho Veríssimo”, Parque Botyra Camorim Gatti, Cemitério São Salvador, Conjunto Nova Bertioguinha, Vila Cintra, Jardim Santa Tereza, Bairro dos Remédios, Centro, Socorro, trechos da Via Perimetral e Cezar de Souza. Também realizaram mutirões no Conjunto São Sebastião, Parque Morumbi e Cidade Jardim. Nesta quarta-feira (14/06) especificamente atuaram com o apoio de uma retroescavadeira na Viela Ubatuba, na Vila Natal.

Já as equipes do Departamento de Conservação Urbana trabalharam em vias dos bairros Loteamento Caminho do Mar, Vila Estação, Jardim Aeroporto I e III, Vila Paulista, Vila São Sebastião, Vila Ipiranga, Jardim Planalto, Jardim Layr, Jardim Armênia, Jardim Maricá, Vila Presidente Wilson e Residencial Mirage. Nesse último bairro, executaram a limpeza de dez bocas de lobo, ainda como parte do Cuida+Mogi.

As Administrações Regionais também atuaram diariamente em seus respectivos distritos. Em Taiaçupeba, foram feitos serviços como confecção de uma caixa para boca de lobo para o bairro São Sebastião, varrição de ruas e limpeza de canaletas. Já em Braz Cubas, foram feitos trabalhos de capinação e raspagem na rua Ícaro, capinação e limpeza na rua Onofre Derêncio e limpeza da viela São Francisco.

Em Jundiapeba, foi feita a pintura da Praça Veterano de Guerra, raspagem, capinação e roçada na rua Ricardo Rodrigues de Souza, manutenção civil na área central e retirada de bota fora na rua Equador. Em Biritiba Ussu e Sabaúna, as equipes atuaram durante a semana no apoio estrutural à Festa do Divino dos dois distritos. Em Sabaúna, também foi dada continuidade a trabalhos de roçada na Estrada do Procópio e foram feitas limpeza e varrição na praça Jesuíno Franco, mais varrição nas ruas da Vila Andrade.

Em atendimento a demandas pontuais, equipes da SMSU também deram continuidade nesta semana a trabalhos como a preparação para a implantação do Polo Digital em Cezar de Souza, à construção de uma calçada atrás da AACD e colocação de guarda corpo no rua Sérgio Plaza. (Lívia de Sá)