Região central e adjacências terão coleta seletiva uma vez na semana, das 14h às 17h

Secretaria de Serviços Urbanos

16 de janeiro de 2018

As equipes do programa Recicla+Mogi estão iniciando nesta semana mais uma etapa no processo de ampliação da coleta seletiva da cidade. Agora, diversos pontos da região central e adjacências, que já possuíam a coleta de lixo úmido diariamente no período noturno (a partir das 19h) passarão a ter a coleta seletiva um dia por semana, no horário das 14h às 17h. Por isso, quem mora ou trabalha nesses locais deve ficar atento aos dias de atendimento, lembrando sempre que o caminhão do programa é de cor laranja.

Às segundas-feiras, serão atendidas as ruas Sérgio Plaza, Cruzeiro do Sul, Capitão Manoel Rudge, Vereador Jair Salvarani, avenida São Paulo, Dr. Aristeu Ribeiro de Rezende, Adelino Torquato, Ottoni Martins, Francisco Martins, Galdino Alves, Duarte de Freitas, avenida Antônio do Nascimento Costa, Coronel Cardoso de Siqueira, avenida Hélio Borenstein, José Urbano Sanches, Laurinda Cardoso Mello Freire, Agostinho Caporale, Adriano César Pinto e Rodovia Professor Alfredo Rolim de Moura (Mogi-Salesópolis).

Às quartas-feiras, o grupo de ruas atendido contempla a Olegário Paiva, Dr. Ricardo Vilela, Dr. Deodato Wertheimer, Coronel Moreira da Glória, Navajas, Major Pinheiro Franco, Capitão Manoel Caetano, Rangel Pestana, Antônio Cândido Vieira, Dr. Corrêa e Padre João.

Às quintas-feiras o caminhão vai atender as ruas São João, avenida José Glicério de Melo, Rafael Fernandes, Mário Silveira, avenida Brasil, dr. Deodato Wertheimer, Maestro Júlior Ernesto de Oliveira, Coronel Cardoso de Siqueira, Ipiranga, Dr. Bezerra de Menezes, Profa. Luisinha da Cruz, Capitão Paulino Freire, Major Arouche de Toledo, Travessa Maximiniano, rua São Paulo, Marechal Deodoro, Primeiro de Setembro, Braz Cardoso e rua Elgin.

Já às sextas-feiras, o Recicla+Mogi estará nas ruas Coronel Cardoso de Siqueira, Roberto Moreira da Silva, Desidério Jorge, João de Oliveira Filho, rua dos Vicentinos, Antônio Cordeiro, Armindo Freire, Elgin, Maria Gaudência de Sant´Anna, avenida José Glicério de Melo, São João, Braz Cardoso, rua Santa Isabel, Cruzeiro do Sul, Francisco Silva Pires, Professor Emilio Augusto Ferreira, João Soares Pires.

“Essas são regiões da cidade que já possuem a coleta de lixo úmido diariamente, a partir das 19h. Por isso, inserimos a programação de coleta seletiva nesse horário das 14h às 17h, de forma que o serviço seja prestado e a população saiba diferenciar os dois tipos de coleta”, explica o diretor de Limpeza Pública do município, José Roberto Elias Rodrigues.

São considerados materiais recicláveis metais, vidros, plásticos e papeis. Vale lembrar que é preciso limpar as embalagens antes de descartá-las. Outros tipos de materiais, como pneus, eletrônicos, móveis, madeira, cerâmica, material de construção, entulho, óleo de cozinha usado, pilhas e baterias devem ser levados aos Ecopontos da cidade. São três unidades (Jardim Armênia, Parque Olímpico e Jundiapeba), que funcionam de segunda a sábado, das 8h às 18h.

Todo o material reciclável coletado em Mogi das Cruzes segue para o Centro de Triagem, na Vila São Francisco, onde atuam os catadores do Cata-Sampa, uma das maiores cooperativas da área em todo o Brasil. Ali, os profissionais fazem a separação do material, que na sequencia recebe a destinação correta, sem impacto ao meio ambiente.

Mais informações sobre o Recicla+Mogi podem ser obtidas pelo telefone 4798-5706. Já para saber mais sobre os Ecopontos da cidade, basta acessar o site da Prefeitura de Mogi das Cruzes, ou então ligar no telefone 4798-5965. (Lívia de Sá)