Estação de bombeamento de esgoto do Semae é novamente invadida em Jundiapeba

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

21 de outubro de 2019

Mais uma vez, atos de vandalismo e furto de cabos de energia paralisaram o funcionamento do sistema de bombas da Estação Elevatória de Esgotos Dolores de Aquino, em Jundiapeba. A unidade envia grande parte do esgoto coletado no distrito para tratamento na estação da Sabesp, em Suzano. O crime ocorreu na madrugada desta segunda-feira (21/10) e afeta o atendimento na região. A estação é equipada com alarme e concertinas (telas de arame cortante) e unidade permanece sempre fechada, já que apenas funcionários da autarquia têm acesso.

É a segunda ocorrência desse tipo em menos de dois meses. O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) fará novo registro da ocorrência no distrito policial, mas pede apoio da população para que denuncie à polícia qualquer atitude suspeita.

O ato de vandalismo e a consequente paralisação da unidade podem provocar entupimentos na rede e vazamentos na rua, já que sem o bombeamento em uma das estações, ocorre uma sobrecarga no sistema.

A autarquia já iniciou os trabalhos para reativar o bombeamento no menor tempo possível e diminuir os riscos de transtornos à população atendida pela estação.

As estações elevatórias são estruturas importantes dentro do sistema de esgotamento sanitário. Elas fazem o bombeamento de esgoto de redes profundas para um nível mais alto, numa linha de recalque, que é a tubulação que conduz os efluentes da elevatória até um ponto a partir do qual possa seguir por gravidade até a unidade de tratamento. (Julio Nogueira)