Marcus Melo cobra retomada de obras de água e esgoto em Bairros da Divisa

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

29 de maio de 2019
Marcus Melo foi recebido pelo diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga (Foto: Ney Sarmento/PMMC)

O prefeito Marcus Melo reuniu-se, na tarde desta quarta-feira, em São Paulo, com o diretor-presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Benedito Braga, para pedir a retomada das obras de água e esgoto em loteamentos do limite de Mogi das Cruzes com Itaquaquecetuba e Suzano, área conhecida como Bairros da Divisa. A companhia estadual é responsável pelos serviços de saneamento naquela região.

No final dos anos 90, um grupo de bairros (Jardim Margarida, Vila Augusta, Jardim Félix e Milton, Jardim Piatã A e B, Residencial Novo Horizonte, Chácara São Joaquim e Chácara Águas das Pedras) passou a pertencer oficialmente a Mogi das Cruzes após a realização de um plebiscito.

No local havia necessidade de investimentos em rede de água e esgoto, o que levou a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) a assinarem um convênio com a Sabesp, transferindo à estatal paulista a autonomia para a instalação e manutenção destes serviços.

O documento – contrato de concessão nº 48, de 5 de julho de 2002 – transfere à Sabesp o direito de implantar, ampliar, administrar e explorar com exclusividade os serviços de abastecimento de água nesses locais.

Com esta ação, a Administração Municipal pretende garantir agilidade na instalação dos serviços naquela região e principalmente uniformidade na sua prestação, uma vez que a Sabesp já atua na área, sendo responsável pelos serviços de água e esgoto em Suzano e Itaquaquecetuba.

O contrato foi ampliado em 2013, o que levou a estatal paulista a assumir também a instalação, manutenção e gerenciamento dos serviços de coleta e tratamento e esgotos na mesma área.

“Nosso objetivo, com esta reunião, é fazer com que as obras sejam retomadas o mais breve possível e garantir um serviço de extrema importância para a saúde e qualidade de vida dos moradores da divisa”, afirmou Melo.

Também participaram da reunião o diretor-geral do Semae, Glauco Luiz Silva, e o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima. Pela Sabesp, estiveram presentes o diretor Metropolitano, Paulo Massato; o diretor de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente, Edison Airoldi, e o diretor de Sistemas Regionais, Ricardo Borsari.