No Dia Mundial da Água, Mogi das Cruzes aposta na educação ambiental

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

23 de março de 2018

Pelo segundo ano consecutivo, o Dia Mundial da Água foi celebrado em Mogi das Cruzes com uma aposta na conscientização das crianças para garantir água e outros recursos naturais para as gerações futuras. Cerca de 400 alunos da rede municipal de ensino participaram de um dia de atividades lúdicas, com vídeos, palestra e dinâmicas com temas ambientais e sobre a importância da água para a vida no planeta e atitudes para evitar o desperdício.

O evento, realizado no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), na quinta-feira (22/03), foi uma parceria entre o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) e a Secretaria Municipal de Educação, e abordou temas ambientais por meio de vídeos, palestra e dinâmicas.

O prefeito Marcus Melo participou da abertura. Ele falou com as crianças sobre a importância da água e as incentivou a cuidar da cidade e do planeta.

O evento integra o trabalho de educação ambiental desenvolvido pela autarquia, cujo destaque é o Semae de Portas Abertas, programa de visitas monitoradas à Estação de Tratamento de Água (ETA) Leste, no Socorro, e que tem como objetivo levar a estudantes conhecimentos sobre produção e economia de água e responsabilidade com o meio ambiente.

Também participaram do evento o vice-prefeito Juliano Abe, diretor-geral do Semae, Paulo Beono Jr., e a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes.

Atualmente, o Semae fornece água a 98% do território de Mogi das Cruzes. O sistema é composto por estação de captação, no Rio Tietê, duas estações de tratamento (ETA Centro e ETA Leste), 30 reservatórios, 26 estações elevatórias e 1.200 quilômetros de redes de distribuição.

A cidade conta ainda com as estruturas de abastecimento de núcleos isolados, que contam com poços artesianos, casa de química para tratamento da água, sistema de bombeamento, reservatórios e rede de distribuição.

Estão em andamento a construção do Centro de Reservação da Vila Moraes; ampliação e modernização do sistema de abastecimento do Jardim Bela Vista, em Cezar de Souza; ampliação do abastecimento no Parque São Martinho e Jardim Nove de Julho com a perfuração de dois poços artesianos.

Em relação ao esgoto, o município coleta 95% e trata 61%. (Julio Nogueira)