Prazo para religação de água, em caso de corte por inadimplência, é reduzido de 72 para 24 horas

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

22 de agosto de 2018

Uma mudança no regulamento do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) de Mogi das Cruzes reduziu o prazo para religação de água para os casos em que o fornecimento é cortado no cavalete por inadimplência. Em vez de 72 horas, o período passa a ser de 24 horas, desde que não haja impedimentos técnicos (como necessidade de substituição de cavaletes, por exemplo) ou logísticos. A diminuição do tempo para execução do serviço foi possível graças a estudos e adequações na rotina de trabalho do Departamento Comercial da autarquia.

Conforme o regulamento, o fornecimento de água é restabelecido após o pagamento das faturas vencidas, tarifa de religação e apresentação dos respectivos comprovantes em um dos postos de atendimento presencial (como as unidades do PAC) ou pelo telefone 115, canal pelo qual os pedidos de religação também podem ser feitos a partir de agora.

O regulamento do Semae é o documento que disciplina os procedimentos relativos aos serviços de abastecimento de água e de coleta de esgotos em Mogi das Cruzes; orienta as relações entre autarquia e os usuários e contém informações e orientações técnicas e legais de interesse dos clientes para consultas, normas e sanções a serem aplicadas pelo Semae para regularização dos serviços administrativos, técnicos e financeiros.

Agência Virtual

A autarquia também disponibilizou dois novos serviços em sua Agência Virtual, no endereço eletrônico http://agenciavirtual.semae.sp.gov.br. Os clientes agora podem solicitar, pela internet, a restituição de pagamentos em duplicidade e a inclusão de um endereço alternativo para entrega da conta, diferente do local da ligação (para este serviço, há cobrança dos custos de postagem).

Pela agência virtual, o cliente do Semae também tem acesso à segunda via da conta, relação de débitos, histórico de consumo, segunda via de carnê de parcelamento de débitos e certidão negativa de débitos. É possível ainda atualizar dados, acompanhar o andamento de serviços solicitados e verificar a validade de certidões.

Para acessar, é necessário informar o número do cadastro (disponível na conta de água) e o CPF. Caso o CPF não esteja cadastrado ou precise de atualização, é necessário enviar, também online, uma foto do documento – mais uma facilidade, já que dispensa o comparecimento a um posto de atendimento.

Essas funções estão disponíveis também no aplicativo Semae Conecta, que pode ser baixado na Google Play e na App Store.