Semae inicia mais uma etapa da instalação do Centro de Reservação Vila Moraes

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

21 de maio de 2018
Novo reservatório instalado na Vila Pomar tem capacidade para 8 milhões de litros e será terceira maior caixa d'água da cidade e a segunda entre as estruturas próprias do Semae (Foto: Guilherme B . . .

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) iniciou mais uma etapa de instalação do futuro Centro de Reservação Vila Moraes com a implantação da adutora de 5 quilômetros entre o reservatório da Vila Natal e a nova estrutura recém-instalada na Vila Pomar. O centro de reservação será um sistema de água tratada para abastecimento de uma região onde vivem 68 mil pessoas.

A previsão é de que a adutora seja concluída até o fim deste ano. Além dela, também está em andamento a construção de uma estação de bombeamento ao lado do reservatório da Vila Natal. A estação fará a transferência de água tratada entre a Vila Natal e a Vila Pomar, por meio da adutora.

O novo reservatório instalado na Vila Pomar tem capacidade para 8 milhões de litros, a terceira maior caixa d'água da cidade e a segunda entre as estruturas próprias do Semae – ficará atrás apenas dos reservatórios da Vila Natal (15 milhões de litros) e do Jardim Santa Tereza (que pertence à Sabesp e armazena 20 milhões de litros).

Todo sistema terá um investimento de R$ 14,3 milhões (divididos entre Município e Governo Federal).

Além da Vila Moraes e a Vila Pomar, o centro de reservação, que é uma das obras previstas no Plano Diretor de Abastecimento de Água do Município, atenderá também os bairros do entorno, após as etapas futuras de instalação das adutoras de distribuição: Parque Olímpico, Vila Municipal, Residencial Apoema, Vila Brasileira, Vila Melchizedec, Loteamento Alvorada, Vila São Sebastião, Jardins do Paraíso, Jardim Europa, Jardim Nathalie, Residencial Algarve, Cidade Jardim, Condomínio Vila Moraes, Gran Morada, Mosaico da Serra, Parque das Figueiras, Residencial Rubi, Residencial Nova Mogi, Caminho do Mar, Conjunto Habitacional Ana Paula, Conjunto São Sebastião, Parque Morumbi, Jardim Primavera, Vila da Prata e Conjunto Residencial Thayza.

“A maioria dos bairros beneficiados com o novo sistema já são atendidos atualmente com abastecimento de água. Mas o crescimento da cidade exige investimento para ampliar o sistema e estarmos preparados para a demanda, que é constante”, afirma o diretor-geral da autarquia, Paulo Beono Jr.

O Semae fornece água a 98% do território urbano de Mogi das Cruzes. O sistema é composto por estação de captação, no Rio Tietê, duas estações de tratamento (ETA Centro e ETA Leste), 30 reservatórios, 26 estações elevatórias e 1.200 quilômetros de redes de distribuição.

A cidade conta ainda com as estruturas de abastecimento de núcleos isolados, formadas por poços artesianos, casas de química para tratamento da água, sistemas de bombeamento, reservatórios e redes de distribuição. (Julio Nogueira)