Semae melhora sistema de esgoto na região do Socorro

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

19 de fevereiro de 2019

O Semae de Mogi das Cruzes iniciou melhorias no sistema de coleta e tratamento de esgotos na região do Socorro com a instalação de novas redes, linha de recalque (bombeamento) e um novo coletor na avenida João XXIII. A ação é resultado da reforma e modernização da Estação Elevatória Bambuzal, no Conjunto Toyama, que teve sua capacidade de bombeamento ampliada em 70%. A unidade encaminha o esgoto coletado na região para tratamento na estação de Cezar de Souza.

Além da avenida João XXIII, a autarquia implantou uma nova linha de recalque na na rua Julio Perotti, que recebe o esgoto do bairro do Socorro. “Com isso, melhoramos a capacidade de escoamento do esgoto, ao mesmo tempo em que eliminamos lançamentos irregulares que vazavam para galerias de água de chuva”, explica o diretor do Departamento de Operações do Sistema de Esgoto do Semae, Gessé Cardoso de Oliveira.

Além da estação do Conjunto Toyama, a autarquia também modernizou outras duas estações elevatórias de esgoto: Dolores de Aquino, em Jundiapeba, e Oceania, no Jardim Aeroporto 2. As obras foram concluídas em 2018.

Com as reformas, o Semae passou a utilizar uma nova tecnologia para o bombeamento de efluentes até a estação de tratamento, com bombas que ficam na superfície, facilitando a operação, a manutenção e as condições de salubridade e segurança.

A autarquia está sendo pioneira na concepção de um sistema com trituradores para evitar que materiais sólidos lançados irregularmente na rede comprometam a operação, eliminando lixo e partículas que poderiam interferir no funcionamento das bombas e é uma alternativa à grade de retenção que tinha de ser limpa constantemente para retirada de resíduos.

Considerando as três estações, a capacidade de vazão de esgoto bombeado para tratamento passou de 349 mil litros por hora para 600 mil litros por hora. Com isso, as estações estão preparadas para atender uma população de 90 mil pessoas, 73% a mais que a atual (52 mil), em sua área de abrangência (distrito de Jundiapeba, Jardim Aeroporto, Jardim Santos Dumont, Jardim Layr, Vila Nova União, Cocuera e Conjunto Toyama). (Julio Nogueira)