Semae realinha tarifa de água em 3,5%; valor será de R$ 35,94 na primeira faixa de consumo

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

03 de julho de 2018

As contas do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) com vencimento a partir de agosto terão um realinhamento de 3,5% na tarifa. O Semae repassará o índice de correção que já foi aplicado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) desde o dia 9 de junho e que foi aprovado pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp). O realinhamento é com base no decreto nº 17.474, de 18 de junho de 2018.

Mesmo com o repasse, a tarifa paga pelos mogianos na primeira faixa de consumo, que vai até 10 mil litros de água por mês, é cerca de 28% menor que a mesma faixa da Sabesp. Em Mogi, o valor será de R$ 35,94 (R$ 19,97 de água e R$ 15,97 de esgoto), enquanto na estatal a tarifa passou a ser de R$ 50 (R$ 25 de água e R$ 25 de esgoto).

O reajuste repassado pela autarquia a partir de agosto é para o consumo medido neste mês de julho.

O Semae vem trabalhando para melhorar continuamente o abastecimento de água na cidade. Para isso, está realizando ações como a construção de uma adutora de 5 quilômetros entre o reservatório da Vila Natal e a Vila Pomar.

A obra integra o Centro de Reservação da Vila Moraes, que será um grande complexo de abastecimento, com investimentos de R$ 14 milhões (divididos entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Governo Federal), para atender uma região composta por 27 bairros e um total de 68 mil pessoas.

O sistema atenderá os bairros Vila Moraes, Vila Pomar, Parque Olímpico, Vila Municipal, Residencial Apoema, Vila Brasileira, Vila Melchizedec, Loteamento Alvorada, Vila São Sebastião, Jardins do Paraíso, Jardim Europa, Jardim Nathalie, Residencial Algarve, Cidade Jardim, Condomínio Vila Moraes, Gran Morada, Mosaico da Serra, Parque das Figueiras, Residencial Rubi, Residencial Nova Mogi, Caminho do Mar, Conjunto Habitacional Ana Paula, Conjunto São Sebastião, Parque Morumbi, Jardim Primavera, Vila da Prata e Conjunto Residencial Thayza.

Em breve, a autarquia começará a implantação dos sistemas Vila Oroxó e Jundiapeba, que atenderão 61 mil pessoas.

O Semae também concluiu a perfuração de um poço e instalação de bombas para um sistema de abastecimento na Chácara Guanabara, e abrirá licitação para fornecimento e instalação de um reservatório de 400 mil litros, casa de química para tratamento da água e rede de distribuição.

A autarquia fornece água a 98% do território urbano de Mogi das Cruzes. O sistema é composto por estação de captação, no Rio Tietê, duas estações de tratamento (ETA Centro e ETA Leste), 30 reservatórios, 26 estações elevatórias e 1.200 quilômetros de redes de distribuição.

A cidade conta ainda com as estruturas de abastecimento de núcleos isolados, que contam com poços artesianos, casa de química para tratamento da água, sistema de bombeamento, reservatórios e rede de distribuição.

Esgoto

Semae também vem realizando obras para aumentar a coleta e tratamento de esgoto, como a reforma e modernização de estações de bombeamento, que está na fase final, e também a implantação de um sistema autônomo de esgotamento sanitário em Sabaúna.