Programa de Medicamento em Casa

Favorito Imprimir Saúde

Descrição:

O Programa Medicamento em Casa atende idosos com 60 anos ou mais que sejam portadores de hipertensão e/ou diabetes, tendo por objetivo garantir a continuidade do tratamento de saúde do paciente, entregando a medicação em casa. Os medicamentos entregues fazem parte da lista do Programa de medicamento Gratuito de Mogi das Cruzes.

Telefone:

Quem pode solicitar:

Médico em consulta agendada.

Local de entrada: Dia e horário de atendimento:

Segunda à sexta das 08:00 às 16:00

Documentos necessários:

• Documento oficial com foto, original, do paciente
  • Cartão SIS (Sistema Integrado de Saúde) do paciente
  • Ser cadastrado no pragrama hiperdia em Mogi das Cruzes
  • Comprovante de Endereço de Mogi das Cruzes.

Prazo:

Os medicamentos são entregues em até 30 dias, após cadastro no Programa Medicamento em Casa. A entrega dos medicamentos são realizadas trimestralmente, atendendo o período de validade solicitado na receita médica.

Requisitos:

• Ser munícipe de Mogi das Cruzes;
  • Ter idade igual ou superior a sessenta (60) anos;
  • Estar cadastrado no Programa Hiperdia.
  • Estar cadastrado no SIS ( Sistema Integrado de Saúde).

Meios de contato:

Forma de acompanhamento:

Telefone.

Fluxo:

1. Receita Médica do Programa Medicamento em Casa é elaborada pelo médico em 3 (três) vias de igual teor, nas Unidades Básicas de Saúde - UBS, nas Unidades de Saúde da Família - USF ou na Unidade Clínica Ambulatorial - UNICA.
  2. Preemchimento do Termo de Adesão do Programa Medicamento em Casa, onde o paciente recebe todas as informações sobre o funcionamento do programa.
  3. A Receita Médica e o Termo de Adesão são entregues na farmácia da Unidade onde o funcionário verificará se o paciente já possui os medicamentos prescritos para atender a pelo menos 30 (trinta) dias. Se o paciente não possuir o medicmaento, a farmácia da unidade realizará uma entrega para 30 (trinta) dias.
  4. A unidade de Saúde realiza o envio da Receita Médica e do Termo de Adesão, para o Programa Medicamento em Casa via comunicação interna (estafeta).
  5. As documentações são recebidas no Programa Medicamento em Casa, o cadastro do paciente é realizado por ordem cronológica de recebimento.
  6. As entregas são agendadas e agrupadas seguindo uma logística de roteirização, a fim de obter uma rota levando em consideração a localização dos bairros e proximidades.
  7. Os Medicamentos são entregues na casa do paciente, em até 30 (trinta) dias após o cadastro.
  8. O paciente deverá agendar o retorno com o médico, com antecedência, para renovar sua receita de acordo com o período solicitado (validade da receita), para continuar recebendo o medicamento em casa.

Observações:

O cadastro no Programa Medicamento em Casa é realizado nas Unidades Básicas de Saúde - UBS, Estratégia da Saúde da Família - ESF e Unidade Clínica Ambulatorial - UNICA.