14

Junho

XI Encontro Intermunicipal de Regentes de Coros de Mogi das Cruzes 2019

A Secretaria Municipal de Cultura promove o XI Encontro Intermunicipal de Regentes de Coros de Mogi das Cruzes, nos dias 14 e 15 de Junho de 2019, através da ORSIMC.

O evento acontecerá no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (CEMFORPE), sob a coordenação dos maestros Solange Urbano e Lelis Gerson, com oworkshop “Caminhos para a Musicalização Infantojuvenil”, conduzido por renomados especialistas do segmento: maestrina Naomi Munakata e maestro Marcelo Recski.

O evento tem como público-alvo profissionais da Educação (Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Professores de Artes e Música, Agentes de Desenvolvimento Infantil (ADIs) e equipes gestoras, além de regentes, coralistas e demais interessados no segmento de canto coral de todo o território nacional.

As inscrições serão realizadas por meio de formulário online, cujo link será disponibilizado em breve.

O objetivo do encontro é aprimorar técnicas de musicalização infantojuvenil e canto coral, proporcionando crescimento técnico, intercâmbio cultural e troca de experiências entre os profissionais do segmento.

O evento também integra o programa Música na Rede - Canto Coral nas Escolas, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação, na linha de trabalho do Projeto Canarinhos do Itapety, sob a condução da maestrina Solange Urbano.

Durante o workshop, serão abordados os seguintes temas: Musicalização Infantojuvenil; Brincadeiras Musicais na Prática Pedagógica; Coro Cênico - O Canto em Movimento; Etapas para a preparação do Coral - Técnica Vocal; Criatividade no Canto Coral; Técnicas de Regência,  Repertório para Coro Infantil e Juvenil, entre outros temas trazidos pela especialista convidada.

Ao longo de seus 10 anos, o evento já contou com a participação de profissionais renomados do segmento canto coral, como Reynaldo Puebla, Ana Yara Campos, Marcelo Recski, Mara Campos e Regina Kinjo, atraindo participantes advindos de municípios de todo o território nacional.

Mais informações podem ser obtidas com a comissão organizadora, pelo e-mail  canarinhosdoitapety@se-pmmc.com.br (ou pelos telefones 4721-1281 e 4725-3393).

 

PROGRAMAÇÃO:

14 de Junho de 2019 (sexta-feira)

13h30 às 14h00: Recepção / Entrega de material

14h00 às 14h15: Abertura: Secretário de Cultura - Mateus Sartori
14h15 às 15h45: Workshop Parte I - Marcelo Recski
15h45 às 16h00: Intervalo
16h00 às 17h30: Workshop Parte II - Marcelo Recski

 

15 de Junho de 2019 (sábado)

08h30 às 09h00: Recepção / Entrega de material

09h00 às 09h15: Abertura - Secretário de Cultura Mateus Sartori

09h00 às 10h30: Workshop Parte III - Marcelo Recski

10h30 às 10h45: Intervalo

10h45 às 12h15: Workshop Parte IV - Naomi Munakata

12h15 às 14h00: Intervalo


14h00 às 15h30: Workshop Parte V - Naomi Munakata

15h30 às 15h45: Intervalo

15h45 às 17h15: Workshop Parte VI - Naomi Munakata

17h15 às 17h30: Avaliação / Entrega de Certificados

 

 

ESPECIALISTA CONVIDADA - NAOMI MUNAKATA

Regente Honorária do Coro da Osesp – título que recebeu em 2014 –, Naomi Munakata iniciou seus estudos musicais ao piano aos quatro anos de idade e começou a cantar aos sete, no coral regido por seu pai, Motoi Munakata. Estudou ainda violino e harpa. Formou-se em Composição e Regência em 1978, pela Faculdade de Música do Instituto Musical de São Paulo, na classe de Roberto Schnorrenberg. A vocação para a regência começou a ser trabalhada em 1973, com os maestros Eleazar de Carvalho, Hugh Ross, Sérgio Magnani e John Neschling. Anos depois, essa opção lhe valeria o prêmio de Melhor Regente Coral, pela Associação Paulista dos Críticos de Arte. Estudou ainda regência, análise e contraponto com Hans Joachim Koellreutter. Como bolsista da Fundação VITAE, foi para a Suécia estudar com o maestro Eric Ericson. Em 1986, recebeu do governo japonês uma bolsa de estudos para aperfeiçoar-se em regência na Universidade de Tóquio. Foi diretora da Escola Municipal de Música de São Paulo, diretora artística e regente do Coral Jovem do Estado, regente assistente do Coral Paulistano e professora na Faculdade Santa Marcelina e na Faam.

 

ESPECIALISTA CONVIDADO - MARCELO RECSKI

Seus arranjos são apresentados por corais de todo o Brasil. Mestrando em Regência na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, sob orientação do Dr. Marco Antônio da Silva Ramos, é graduado pela mesma instituição nos cursos de Regência e Licenciatura em Música. Tem experiência docente de mais de 30 anos em Conservatórios e Escolas Livres de Música, bem como na rede de ensino, sendo coautor do método de ensino de Educação Musical do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo Júnior. Como Regente e Arranjador, fundou e dirigiu vários grupos, atuando como cantor e monitor em renomados Corais, Madrigais e Grupos Vocais de São Paulo. Atualmente, dirige o Madrigal Feminino Z'Encanto, Coro Masculino de Alumínio - CMA (Alumínio-SP), o Coral Luminare, Coral Nossa Casa e os grupos vocais Máfia Sonora, Rock'N'Voice (www.facebook.com/RocknVoice) e Canto Ma Non Presto (www.facebook.com/cantomanonpresto). Foi instrutor do Centro Experimental de Música (CE M) do SESC Consolação, onde também atuou como co-diretor musical do espetáculo 'Pedro Paulo - Violas e Causos'(2007) do violeiro Paulo Freire. Foi Diretor Musical de "Paisagem Paulistana", de Rogério Favoretto - espetáculo musical inspirado na obra de Paulo Vanzolini - que teve temporada em de 2004 no SESC Itaquera (SP). Ministrou oficinas e cursos, dentre os quais, no Projeto Canta São Paulo, para professores da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo e no curso de Regência Coral da Pós-graduação da Faculdade Paulista de Artes (FPA). Produziu o CD "Santos e Santas de Deus" lançado pela gravadora PAULUS em 2006, além da produção de 5 CDs anexados à Coleção intitulada 'Perto de Mim' lançada em 2014 pela Editora espanhola Santa Maria (SM). Sua última produção fonogr&aacut e;fica foi 'SOM NA CABEÇA' do grupo vocal Canto Ma Non Presto, lançado em 04 de maio deste ano. Cumpre o terceiro mandato na presidência da ARCI (Associação de Regentes e Corais Infantis) (www.arci.org.br), cujos objetivos são de promover conscientização e qualificação dos profissionais que acreditam no Canto Coral como meio de educação, formação musical, cultural e artística. Criou e ainda produz eventos, tais como a Mostra Vocal (Encontro entre Corais e Grupos Vocais de todo o Brasil - atualmente na 10 Edições), do Sampa Vocal (Apresentações e workshops de Grupos Vocais - 7 Edições), Enco ntros Vocais (dois grupos vocais - brasileiros e/ou estrangeiros - se apresentam no mesmo espetáculo - 4 Edições), Seminário Cena Vocal (http://cenavocal.blogspot.com.br - 3 Edições) e Cruzeiro Vocal (http://cruzeirovocal.blogspot.com.br - 2 Edições). É sócio gerente da D&A - Diversão & Arte Eventos Culturais Ltda (www.diversaoarte.com.br), que tem como missão incrementar e democratizar a vida cultural, produzindo eventos que tenham alguma conotação educativa.