2ª edição do Super Freestep Brasil acontece a partir desta sexta-feira em Mogi das Cruzes

Secretaria de Cultura

29 de novembro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Mogi das Cruzes vai receber, a partir desta sexta-feira (01/12), a segunda edição do maior evento nacional de freestep. O Super Freestep Brasil, que já movimentou o Centro de Cidadania e Arte (Ciarte) no ano passado, retorna, novamente com a proposta de reunir diversos dançarinos de todo o país. O concurso neste ano terá um dia a mais – no primeiro dia, as ações estarão concentradas na Casa do Hip Hop com uma característica mais didática e nos dois últimos dias acontecem as competições efetivas, no Ciarte.

O evento é uma organização do Battle Best Dance, representado por Rogério Assunção e Yuri Higa, que já têm parceria de longa data com a Secretaria de Cultura. Desde que iniciaram os trabalhos, os responsáveis pelo coletivo fizeram diversas consultas junto à Cultura, para poderem concretizar os eventos que idealizavam. Com o tempo, os jovens à frente do B2D passaram a ganhar reconhecimento e a realizar ações dentro e fora do país.

Os organizadores lembram que este apoio da Secretaria de Cultura foi fundamental para a disseminação do segmento junto ao cenário cultural da cidade. E, como lembram, isso pode ser presenciado, por exemplo, com a oferta de aulas de freestep na Casa do Hip Hop.

No primeiro dia, o objetivo é promover um bate-papo e aulas sobre freestep, das 16h às 20h, na Casa do Hip Hop. No dia 2, começam as competições, com as modalidades grupos e categoria feminina. Já no dia 3, será a vez da modalidade masculina e dia também da grande final de todas as categorias.

O evento traz como novidade neste ano a categoria “Seven to Smoke”, que é mais conhecida nas batalhas de breakdance. Ela consiste na formação de grupos de sete dançarinos, em que cada um tem o seu momento para se apresentar e deve utilizar o tempo a ele concedido para ganhar o maior número de pontos o possível, mostrando aos jurados que é superior aos outros seis.

Para quem deseja participar dos workshops do primeiro dia e assistir às competições dos dois últimos dias, a entrada é gratuita. Já os competidores devem pagar uma taxa simbólica, no momento em que chegarem ao Ciarte. A orientação para quem pretende competir é chegar com antecedência, para garantir a inscrição. No sábado o evento começa às 11h e no domingo às 10h.

O coletivo Battle Best Dance (B2D) foi criado no ano de 2013, com o intuito de promover e ajudar o free step a crescer, trazendo mais profissionalismo e comprometimento para a dança. Por definição, o free step (passo livre) é uma dança que consiste em deslizar sobre o chão fazendo movimentos com as pernas e com as mãos, sob as batidas da música eletrônica.

A Casa do Hip Hop fica na rua Coronel Cardoso de Siqueira, 48, no Centro. Já o Ciarte fica na rua Dr. Ricardo Vilela, 69, no Centro da Cidade.

Mais informações podem ser obtidas na página do evento no Facebook ou então pelo telefone 4798-6900. (Lívia de Sá)