Alunos premiados pela Nasa recebem engenheiros do INPE e do ITA

18 de maio de 2017

A premiação recebida pelos alunos da Escola Municipal Antonio Pedro Ribeiro, localizada na Moralogia, no concurso NASA Ames Space Settlement Contest, realizado pelo Centro Ames de Pesquisa, órgão da agência espacial americana, atraiu a atenção de engenheiros do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Os profissionais de São José dos Campos estiveram na escola na manhã de quarta-feira (17/05) para conhecer o trabalho realizado pelos alunos.

Fabrício de Novaes Kucinskis, engenheiro do INPE, que atua no desenvolvimento de satélites e Lídia Hissae Shibuya Sato, engenheira de sistemas e coordenadora técnica do Laboratório de Sistemas Embarcados do ITA, explicaram o trabalho que realizam nos institutos aos alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental.

“Pela primeira vez o Brasil foi premiado neste concurso. O projeto dos alunos da escola despertou nosso interesse e viemos conhecer como eles desenvolveram esse trabalho”, disse Kucinskis. A visita foi acompanhada por Angelo Nunes Camargo, responsável pelo Programa de Tecnologia Educacional na Secretaria Municipal de Educação.

Os alunos e o orientador de informática, João Kleber Indena Martins, apresentaram aos visitantes a parte teórica e a modelagem 3D do projeto Mogi C I, premiado no concurso da NASA e apresentaram ideias para uma nova estação espacial. Os estudantes receberam kits enviados pelo INPE e foram convidados para uma visita ao instituto em São José dos Campos. (Kelli Correa Brito)