Após reforma, Ecoponto do Parque Olímpico será reaberto nesta sexta-feira com nova configuração
Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal
Inaugurado em 2011 e fechado no dia 10 de dezembro de 2018 para reforma, após ser vítima de uma série de atos de vandalismo (furtos de material, invasões, incêndios e depredação), o Ecoponto do Parque Olímpico será reinaugurado nesta sexta-feira (12/07), às 10 horas. Localizado na avenida Archimedes Carlos Munford, 2, o equipamento foi reformado com materiais e mão-de-obra da Prefeitura e recebeu uma nova configuração, que segue o projeto do Ecoponto de Jundiapeba, que entrou em operação em 2017.
Esta nova concepção inclui uma baia de concreto, que facilita o descarte dos materiais nas caçambas. O ecoponto também conta com nova cerca, sala administrativa, banheiro, área gramada e espaço para entrada e saída de caminhões. Com a reinauguração, Mogi das Cruzes passa a contar com três ecopontos, instalados no Jardim Armênia, Jundiapeba e Parque Olímpico. Eles funcionam de segunda a sábado, das 8h às 18h.
Os ecopontos recebem pneus, entulho de construção, madeira, móveis usados e eletrônicos. Os resíduos vão para a Usina de Triagem da Vila São Francisco, onde a cooperativa Cata-Sampa atua com catadores cadastrados, dando o destino correto a cada tipo de material. A usina é equipada com esteira para separação de materiais, além de alojamento e sanitários.
O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, explica que os ecopontos fazem parte de toda uma estrutura de coleta seletiva existente na cidade. O Programa Recicla + Mogi, por exemplo, foi implantado em Mogi das Cruzes em 2013 e assegurou o aumento gradativo do volume de materiais reciclados, passando de 0,5% no início do projeto para 5% atualmente. Hoje os bairros são atendidos três vezes por semana pelo programa.
Além disso, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos mantém o Cata-Tranqueira, que percorre semanalmente regiões específicas da cidade, recolhendo materiais sem uso pela população. A iniciativa assegura a destinação correta desses objetivo, evitando descartes em terrenos e córregos, por exemplo.
“O processo de aumento nos índices de coleta seletiva é gradativo e cabe ao poder público oferecer ferramentas para que a população possa incorporar esse hábito ao seu cotidiano. Os ecopontos fazem parte deste conjunto de iniciaivas, assim como a coleta seletiva do Recicla + Mogi e o Cata-Tranqueira, assim como campanhas educativas e de conscientização”, afirmou o secretário.
Jardim Sensorial
Aguçar os sentidos do visitante (visão, tato, paladar, olfato e audição), proporcionando uma experiência completa, tanto ao público de uma forma geral e também a pessoas com algum tipo de deficiência. Este é o objetivo do jardim sensorial, um equipamento que será inaugurado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes neste domingo, no Parque Centenário, a partir das 10 horas. O equipamento foi implantado em uma área localizada logo após o Centro de Informações Turísticas.
“O jardim sensorial é quase um instrumento terapêutico. O projeto visa ampliar o contato da população com a natureza, fazendo com que todos os sentidos do corpo humano sejam explorados. O objetivo é que a natureza seja vista, olhada e sentida de uma outra forma, com uma outra percepção. Queremos que as pessoas mudem o paradigma delas para com a natureza”, destaca o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima. O jardim sensorial tem mapa tátil, plantas, bancos e área com pedriscos, tudo para que as pessoas que cheguem o local tenham seus sentidos estimulados, em meio à paisagem relaxante do Parque Centenário. (Marco Aurélio Sobreiro)

Operação conjunta fiscaliza estabelecimentos que comercializam peças de motocicletas

Ação da Guarda Civil Municipal apreende mais de 1,3 mil porções de entorpecentes

Secretaria de Educação promove formação para agentes escolares da rede municipal

Vacinação contra a gripe no Pró-Hiper e Paradesporto será no próximo dia 24 de julho

Parque Centenário recebe edição especial do Projeto Rua Mais Feliz neste domingo