Área do Jardim Layr receberá plantio de 4 mil espécies nativas nesta segunda-feira, dia 11
Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal




A Secretaria do Verde e Meio Ambiente realizará nesta segunda-feira (11/12), em dois horários (10h e 15h), o plantio de 4 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica no Jardim Layr, como parte do Programa Mogi Mais Verde. A ação contará com a participação de 400 alunos da Escola Estadual Branca Baumann e do Cempre Dra. Ruth Cardoso, que ficam próximas ao local que receberá as mudas.
O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, explica que o plantio será realizado em uma área de seis hectares, perto das ruas Guarapiranga e Domingos de Souza. “Somente este ano, plantamos 10.286 novas árvores em Mogi das Cruzes e este trabalho que faremos segunda-feira no Jardim Layr dá continuidade ao nosso programa, que é permanente”, diz. Ele destaca o apoio da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, por meio do vereador Maurinho, que mobiliou a comunidade. "O apoio do vereador foi de suma importância para que conseguíssemos organizar esta ação super importante para o bairro", destaca.
O Mogi Mais Verde prevê a criação de bosques para aumentar a densidade arbórea na cidade e a atração de fauna (em especial aves), melhorando assim a estabilidade do solo, o paisagismo, o conforto térmico e a qualidade do ar. Com esta ação, a Secretaria do Verde pretende também colaborar para prevenir invasões de áreas públicas, ocupações irregulares e descarte de entulho e lixo, envolvendo sempre a comunidade do entorno, como escolas, professores e estudantes.
O diretor de meio ambiente, André Miragaia, esteve no local do plantio e acrescenta que serão instaladas na área placas informativas com instruções sobre a importância da vegetação para o bairro e também com o telefone da Guarda Municipal (153), para que a população denuncie eventuais ações de vandalismo.
“Temos visitado os bairros e as escolas da cidade, procurando sensibilizar e envolver os professores, alunos e a comunidade em geral. No Jardim Layr, vamos reconstruir um fragmento florestal importante da Mata Atlântica, que se tornará um local de abrigo e alimentação para fauna silvestre. No futuro próximo, esse animais atuarão como dispersores de sementes e de formação de novos fragmentos florestais em outras regiões”, detalha.
Simulador de chuva e erosão
Durante o evento de segunda-feira, a Secretaria do Verde também apresentará um simulador de chuva e erosão. O equipamento de educação ambiental auxilia o público a entender a importância das áreas florestadas para a conservação, bem como a função da vegetação no controle de erosão - que pode ser causada por chuvas e tempestades. Técnicos farão a demonstração do simulador para professores e alunos. (Marco Aurélio Sobreiro)

Mogi recebe Kadu Lins para palestra sobre a Conscientização do Autismo

Parceria busca auxiliar inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho

Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza reunião sobre segurança rural no bairro do Cocuera no dia 23

Fundo Social de Mogi tem 120 vagas em aberto para cursos gratuitos a partir de 16 anos

Recuperação do gramado é concluída e Nogueirão está pronto para receber jogos