Audiência pública sobre o Código de Obras e Edificações será realizada dia 23, na Prefeitura
Secretaria de Planejamento e Urbanismo

A Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo realizará, na quinta-feira (23), a partir das 18h, uma audiência pública sobre o Código de Obras e Edificações (COE), no auditório da Prefeitura. O encontro é aberto e será uma oportunidade para que o público presente conheça o projeto e apresente sugestões. O COE é um instrumento que permitirá à Administração Municipal ter mais controle sobre as obras, garantindo pontos como conforto ambiental, conservação de energia e acessibilidade, entre outros.
O secretário municipal de Planejamento, Claudio de Faria Rodrigues, explica que o futuro Código de Obras definirá normas técnicas para todos os tipos de construção, especificando também os procedimentos de aprovação de projetos e licenças para execução de obras, assim como os parâmetros para fiscalização do andamento dos trabalhos e até mesmo aplicação de penalidades, quando isso for exigido.
Na terça-feira, dia 14, Rodrigues esteve na Câmara Municipal e apresentou aos vereadores a minuta do anteprojeto da Lei Complementar do código. “Viemos aqui para explanar sobre esse processo que já se encontra em construção e para que os vereadores possam se familiarizar com esse assunto, que é extremamente técnico. É um trabalho que a gente vai ter que construir juntos. A Secretaria de Planejamento vai está à disposição para esclarecer cada ponto desse projeto”, ressaltou o secretário.
A minuta apresentada pelo secretário está dividida em 15 capítulos e 542 artigos, abordando, entre outras coisas, as regras de circulação, segurança, compartimento, conforto ambiental, garagens, estacionamentos e procedimentos fiscais das edificações. O anteprojeto também contempla as obrigações e responsabilidades das construtoras e traz um capítulo específico sobre sustentabilidade nas obras.
O secretário fez a apresentação sobre o Código de Obras ao presidente da Câmara, Carlos Evaristo, e aos vereadores Mauro Araújo, Emerson Rong, Iduígues Martins, Edson Santos, Antonio Lino, Cuco Pereira e Jean Lopes. (Marco Aurélio Sobreiro)
Semae Mogi das Cruzes inicia agendamento de escolas para visitas monitoradas em 2026
Projeto Brotos de Mogi promove incremento da arborização em praça na Vila Nova Aparecida
Operação Cata-Tranqueira atende neste sábado nove bairros às margens da Rodovia Mogi-Bertioga
Mogi registra diminuição de 98% nos casos de dengue entre 2024 e 2025
Mais de 50 empreendedores concorrem a vagas em feiras livres de Mogi das Cruzes