Banda Sinfônica do Cempre do Botujuru é campeã nacional em Aracaju
Secretaria de Educação


Com 96,30% da pontuação possível, Banda Sinfônica Escolar do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru, foi a campeã nacional na categoria banda musical de concerto infantil no XXIV Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, realizado neste final de semana em Aracaju (SE). Os jovens músicos, que integram o projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio da Secretaria de Educação, fizeram sua apresentação no último sábado (09/12) e esta pontuação os coloca entre os melhores resultados de todo o campeonato.
A banda, formada por alunos com idade entre 9 e 12 anos, se apresentou no final da tarde de sábado (09/12) com as músicas Ironclad, de Sean O´Loughlin e Um Novo Horizonte, de Ewerton Siqueira Ravelli, maestro da banda e coordenador do núcleo do Cempre do Botujuru do projeto Pequenos Músicos. “Mogi está orgulhosa desta conquista. Parabéns a nossas crianças e monitores que fizeram este excelente trabalho. Nossa cidade tem vocação para o ensino de música, que atende cerca de 12 mil crianças em nossa cidade. É uma vitória de todos”, disse o prefeito Marcus Melo.
Para Yara Caroline de Souza Pinto, 11 anos, que toca flauta e piccolo na banda, a experiência foi inesquecível. “Nossa foi muito legal, uma experiência muito boa viajar de avião com meus amigos. Quando anunciaram que a gente tinha ganhado foi uma emoção muito grande, a gente chorou”, disse. A mãe da menina, Márcia Maria de Souza Pinto, comemorou a vitória com a filha. “Achei a apresentação maravilhosa. São apenas dois anos de banda e a evolução é muito grande. É um orgulho enorme ver nossas crianças representar Mogi das Cruzes e o Estado de São Paulo com uma vitória como essa”.
O elevado índice de pontuação coloca a banda entre os melhores resultados de todo o campeonato, superando inclusive muitas bandas de categoria sênior (idade livre e compostas por profissionais). “É uma marca histórica para uma banda infantil com apenas dois anos de vida onde todos os alunos iniciaram o contato com os instrumentos na própria escola! Fizemos nosso melhor para representar o estado de SP e nossa Mogi das Cruzes”, disse o maestro Siqueira.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes apoiou a viagem dos alunos com a aquisição de 48 passagens ida e volta para Aracaju (SE) para 41 crianças e 7 adultos, entre servidores e monitores do projeto. O grupo embarcou na sexta-feira (08/12) e retornou neste domingo (10/12). Foram investidos R$ 43.842,85. O grupo venceu, em outubro, a grande final do Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras, em Barra Bonita (SP), atingiu 90% do total da pontuação na categoria banda de concerto infantil, o que a credenciou a disputar o nacional.
A diretora do Cempre, Gisele Cristina de Oliveira Rodrigues Pinto, também acompanhou o grupo. A banda integra o projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola da Secretaria Municipal de Educação, que oferece aulas de musicalização em período de aula e ensino sinfônico no contraturno escolar para 11 mil alunos de 15 escolas municipais. “Foi uma grande experiência de vida para todas as crianças. Uma alegria imensa em comemorar esta vitória. A Prefeitura está sempre junto com nossas escolas com apoio do nosso prefeito”, disse a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes. (Kelli Correa Brito)

Secretaria de Educação promove treinamento da Lei Lucas para professores dos projetos de música

Hospital Municipal de Mogi das Cruzes integra projeto nacional para reduzir infecções em UTIs

Prefeitura de Mogi acelera cirurgia de catarata e reduz fila de espera

Guarda Civil Municipal localiza veículo roubado e prende dois suspeitos em Jundiapeba

Secretaria de Agricultura amplia ações para incentivar o cultivo e consumo de hortaliças entre os mogianos