Campanha de prevenção e combate ao HIV acontece durante toda a semana
Secretaria de Saúde e Bem-Estar

Desde domingo (01/12), o Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/Aids) promove ações da Campanha Fique Sabendo, com oferta de exames para HIV em locais públicos, de fácil acesso à população, durante toda a semana, até sábado, dia 07 de dezembro.
A Campanha Fique Sabendo é uma mobilização que visa intensificar a realização de testes e exames para detecção do vírus HIV (vírus da imunodeficiência humana). Também tem como o objetivo de conscientizar a população sobre a importância, tanto da realização dos exames, quanto do diagnóstico precoce deste agravo.
Em 2019, a Campanha será acontece entre os dias 1º e 7 de dezembro. A Unidade móvel Itinerante do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis percorre diversos locais com a presença de médicos e enfermeiros preparados para o atendimento. Neste domingo (01/12), o grupo levou o serviço para o Largo da Feira de Jundiapeba.
A gerente da Unidade de Atenção aos Programas de Saúde – UAPS, Daniela Alves Marins, explica a importância das pessoas sexualmente ativas buscarem os exames preventivos. “Em Mogi das Cruzes, nos últimos três anos, temos uma média de 80 novos casos por ano. Então, fazer o teste e saber o resultado é um passo decisivo para saúde”, afirmou. Daniela ainda explica que, se caso a pessoa tenha HIV, ela será encaminhada para o serviço de saúde que rapidamente inicia o tratamento.
O secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra, incentiva a população a fazer os exames preventivos. “Quanto mais cedo o homem ou a mulher descobrir que tem o HIV, maior a possibilidade de sucesso no tratamento. Além disso, caso a pessoa tenha o vírus e não saiba, ela pode transmitir para outra pessoa”, explicou.
A Aids é causada pelo HIV, vírus que ataca as defesas do organismo e aumenta a chance de aparecimento de doenças oportunistas. A Aids não tem cura, mas tem tratamento, que deve ser iniciado assim que a pessoa fica sabendo que está infectada. O portador do HIV precisa tomar medicamentos a vida toda, seguir o tratamento corretamente para impedir a transmissão do vírus e tomar alguns cuidados que garantem o controle da doença. O tratamento é gratuito e melhora a qualidade de vida de quem tem HIV.
Programação
- Domingo, dia 01/12, das 9h às 14h: Feira de Jundiapeba
- Segunda, dia 02/12, das 9h às 12h: Pátio da Prefeitura
- Terça, dia 03/12, das 9h às 12h: CPTM - Estação Mogi das Cruzes
- Quinta, dia 05/12, das 9h às 14h: OAB/Terminal Estudantes
- Sexta, dia 06/12, das 9h às 12h: Centro POP
- Sexta, dia 06/12, das 17h às 22h: Feira Noturna do Mercado do Produtor
- Sábado, dia 07/12, das 9h às 14h: Largo do Rosário
Vítima aciona app SOS Mulher Mogiana e GCM prende homem por descumprir medida protetiva
Próxima edição do projeto Rua Mais Feliz será neste sábado no CEMPRE do Botujuru
Prefeitura de Mogi promove Mutirão de Empregos em parceria com o Sincomércio
Prefeitura de Mogi intensifica cuidados com o homem durante o Novembro Azul
Ribeirão Guararema recebe serviços de limpeza e remoção de sedimentos