Campanha Mogi + Rosa realiza 1,5 mil mamografias e 2,5 mil coletas de Papanicolau em outubro
Secretaria de Saúde e Bem-Estar




A Campanha Mogi + Rosa, promovida numa parceria entre o Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes e a Secretaria Municipal de Saúde, realizou 1.589 mamografias e 2.549 coletas de Papanicolau entre os dias 2 e 31 de outubro. Durante todo o mês, a divulgação dos sinais e sintomas e da importância de realizar exames preventivos do câncer de mama e câncer do colo do útero foi realizada nas unidades de saúde e em ações pontuais de conscientização.
Das 1.589 mamografias realizadas durante a campanha, 192 apresentaram algum tipo de alteração e foram encaminhadas para consultas com médico mastologista para avaliação mais detalhada. Deste total, foram realizadas 26 biópsias e pulsões e 12 exames foram altamente sugestivos para o câncer de mama.
“Todos os casos estão sendo acompanhados e as pacientes contatadas para ampliarmos a investigação e realizarmos os encaminhamentos conforme a necessidade”, explicou o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis. Também foram realizados 460 exames de ultrassonografia das mamas.
Durante a Campanha, também foram realizadas 2.549 coletas de material para Papanicolau, exame que pode detectar o câncer no colo do útero. Deste total até o momento, 129 amostras apresentaram algum tipo de alteração e as pacientes estão sendo agendadas para consulta com médicos ginecologistas.
Neste ano, a Campanha Mogi + Rosa promoveu uma série de ações realizadas ao longo do mês de outubro, aliando informação e facilidade de acesso aos serviços para as mulheres.
Durante todo o mês de outubro, as unidades receberam mulheres para a realização de coleta de Papanicolaou sem necessidade de agendamento e encaminhamento para exames de mamografia, conforme protocolo (o exame anual é indicado para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, desde que não tenham sintomas, nem casos na família).
Outras ações foram o incentivo à vacinação contra o vírus HPV para adolescentes de 9 a 14 anos, que continua disponível em todas as unidades de saúde, e as salas de espera com rodas de conversa sobre câncer de colo de útero e câncer de mama. Outro tema abordado foi a amamentação, onde a equipe do Banco de Leite ressaltou os benefícios garantidos ao bebê e sua contribuição para a prevenção do câncer de mama.

Entidades da sociedade podem se inscrever para eleição do COMOMA até dia 30 de abril

Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal flagra descarte irregular no Parque Olímpico

Alunos do Centro Municipal de Paradesporto começam a receber atendimento odontológico

Primeira edição da E-Aprendi 2025 para estudantes do 2º ao 4º ano segue até 30 de abril
Autarquia fará testes operacionais no poço do Varinhas, a partir de segunda (14) à noite