Campo do estádio Nogueirão recebe grama especial para o inverno
Secretaria de Esportes e Lazer



O estádio municipal Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, está recebendo uma manutenção especial em seu gramado, com a implantação da chamada grama de inverno, que apresenta melhores condições com os dias frios. O trabalho está sendo desenvolvido aproveitando a queda da temperatura durante os últimos dias e uma pausa na programação de jogos do local.
“A manutenção e o acompanhamento constante das condições do campo são importantes para que possamos manter a qualidade do gramado do Nogueirão, que vem se destacando como um dos melhores do estado de São Paulo, recebendo elogios em competições importantes, como a Copa São Paulo e o Campeonato Paulista”, destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Martins Guimarães, lembrando que esta manutenção especial está dentro do contrato existe e não traz nenhum custo adicional à cidade.
No campo do Nogueirão estão sendo utilizadas sementes Ryegrass Perenne, desenvolvidas pela empresa americana Pure Seed e importadas pela Campanelli Gramados Esportivos e Áreas Verdes, empresa responsável pela manutenção do gramado do estádio mogiano. Durante o inverno, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do país, as gramas tradicionais acabam sentindo os impactos do frio e reduzem o desempenho do campo. As sementes de inverno, que são desenvolvidas especialmente para o clima brasileiro, são aplicadas por cima dessa grama existente, utilizando a técnica chamada overseeding.
“Durante as baixas temperaturas, as gramas tradicionais entram em estado de dormência e têm seu crescimento paralisado. Com o overseeding, as sementes de inverno se desenvolvem rapidamente e fazem com que o gramado se mantenha saudável e com qualidade, mesmo nos dias mais frios”, explicou o diretor técnico da empresa, Miguel Campanelli.
No Brasil, estas sementes já foram utilizadas por vários clubes, como o Corinthians, São Paulo, Atlético-PR, Internacional, Chapecoense, Criciúma, Coritiba e Grêmio, além de estádios como as Arenas Fonte Nova, em Salvador, e Pernambuco, em Recife.
Durante esta semana, estão sendo feitos vários procedimentos no campo do estádio, como descompactação, corte vertical e limpeza. Estas intervenções são importantes para que as sementes encontrem um ambiente favorável para sua germinação. Além disso, também será realizado o corte helicoidal, a aplicação de insumos e a irrigação.
Prefeitura avança em projetos para recuperar bons indicadores de gestão após quedas no período 2021-2024
Operação conjunta da GCM e Fiscalização fecha dois estabelecimentos irregulares
Estão abertas as inscrições para ocupação do Theatro Vasques durante o 1º semestre de 2026
Mogi das Cruzes abre inscrições para Oficina de Genealogia na segunda, dia 27
Oitavas de final da Copa Mogi de Futebol Amador começam neste domingo, com jogos no Nogueirão