Central do Cadastro Único da Assistência Social inicia atendimento à população
Secretaria de Assistência Social




O prefeito Marcus Melo inaugurou, nesta manhã de sexta-feira (18/10), a Central de Atendimento do Cadastro Único, unidade que será responsável pela manutenção e fiscalização de diversos programas sociais que utilizam como base cadastral o CadÚnico do Governo Federal, como Bolsa Família e Renda Cidadã. O novo serviço funciona na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica na rua Francisco Franco, 133, no Centro.
A implantação de uma Central do CadÚnico é resultado de um estudo técnico elaborado pela equipe da Assistência Social. “Quando uma ideia vem de dentro, como aconteceu aqui, por iniciativa dos próprios servidores, é sempre muito benvinda e demonstra o interesse da equipe pela melhoria contínua. O Cadastro Único tem importância fundamental de acolher as pessoas e oferecer o apoio ou encaminhamento necessário dependendo de cada situação ou momento da vida”, afirmou.
A secretaria municipal de Assistência Social, Neusa Marialva, explicou que o objetivo do novo espaço é oferecer facilidade de acesso para atendimento à população e desafogar os serviços dos CRAS que até então atendiam a todas as demandas do CadÚnico. “O espaço foi totalmente adaptado para o novo serviço e agora os usuários contam com uma Central com facilidade de acesso, próxima ao terminal e da região financeira de nossa cidade”, comentou.
A coordenadora da Central do CadÚnico, Camilla Taceli, explicou os detalhes do atendimento que será prestado na nova unidade. Lá, os munícipes já inscritos podem realizar serviços de Atualização, Recadastramento e Averiguação. A Atualização é realizada sempre que houver alteração em algum dado cadastral como mudança de endereço; nascimento ou óbito; entrada ou transferência de escola; e alteração da renda familiar. O Recadastramento é obrigatório a cada dois anos, mesmo sem qualquer alteração, e a Averiguação é realizada nos casos identificados pelo Ministério da Cidadania.
Apesar da implantação da nova Central do CadÚnico, a porta de entrada para os programas sociais continuará sendo as sete unidades CRAS – Centro de Referência da Assistência Social: Centro, Cezar de Souza, Jundiapeba I, Jundiapeba II, Jardim Layr, Vila Brasileira e Vila Nova União.
CEMPRE Drª Ruth Cardoso é o grande campeão da 3ª Olimpíada e Paralimpíada Pequenos Esportistas de Mogi das Cruzes
Câmeras de monitoramento da Prefeitura flagram descarte irregular e dois são multados
Serviços essenciais funcionam normalmente amanhã e no feriado do Dia de Finados
Prefeitura de Mogi disponibiliza linha de ônibus de Biritiba Ussú para cemitério de Taiaçupeba no Dia de Finados
Ingressos para stand up beneficente com Victor estão à venda no Fundo Social