Cultura publica chamamento para dar ajuda de custo aos artistas durante isolamento

Secretaria de Cultura

19 de março de 2020

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo acaba de abrir um chamamento público para a realização da Mostra Virtual de Artes: A Arte Não Esqueceu de Você. O objetivo é contratar artistas e profissionais mogianos do segmento da arte e da cultura que dependam financeiramente das atividades culturais por um período de três meses, como uma forma de apoio à atual situação enfrentada.

Formulário para inscrição

Em função das recomendações em torno do isolamento social, haverá naturalmente um impacto sobre aqueles que dependem de espaços físicos para apresentarem e/ou comercializarem seu trabalho. Por isso, esta é mais uma ação da Prefeitura de Mogi das Cruzes no enfrentamento da crise gerada pelo novo Coronavírus.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, lembra que esta é uma ação direcionada àqueles que efetivamente dependem dos recursos provenientes da execução de atividades artísticas para a sobrevivência. Nos casos em que a pessoa tenha alguma outra fonte de renda, o pedido é para que ele não se inscreva e deixe essa oportunidade a um colega em situação mais vulnerável. Algumas das áreas naturalmente mais impactadas são a música, o teatro, a dança, o cinema, o artesanato e outros compatíveis com a linguagem de audiovisual.

Além do apoio financeiro, o objetivo é que os artistas possam, com essa ajuda, desenvolver conteúdos virtuais, para que dêem continuidade às suas atividades artísticas, porém fazendo uso de canais eletrônicos, como sites e as redes sociais.

“Nosso objetivo é diminuir o impacto sócio-econômico no setor cultural em Mogi das Cruzes e disponibilizar conteúdos artísticos e culturais para a população por meio da contratação de artistas e profissionais da arte e cultura, para a produção e a disponibilização de conteúdos virtuais tais como: shows, apresentações, tutoriais, vídeo-aulas, demonstrações, fóruns, saraus”, explica Sartori.

O secretário detalha ainda que não se trata do pagamento de um cachê e sim de uma ajuda de custo, para que essas pessoas desenvolvam atividades online. “Além do apoio direto ao artista, nossa mostra virtual possibilita que as pessoas em momentos de isolamento também tenham acesso a atividades culturais. Nos últimos dias, já temos visto vários artistas começando esse movimeto com lives, apresentações vídeo-aulas, tutoriais, todos ligados à cultura”, acrescenta.

Os valores a serem pagos estão baseados no Edital 045/2019, que regra a contratação de todos os profissionais da arte, cultura e turismo. O chamamento também está alinhado às metas do Plano Municipal de Cultura (Lei Municipal nº 7.536/2019): Eixo 1, Meta 4, Ação 1 / Eixo 3, Meta 1, Ação 5 / Eixo 4, Meta 1, Ação 3.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900. (Lívia de Sá)