Decreto estadual cria a Área de Proteção Ambiental Serra do Itapeti
Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

O decreto nº 63.871, assinado pelo governador Márcio França e publicado nesta sexta-feira (30/11), no Diário Oficial do Estado de São Paulo, criou a Área de Proteção Ambiental Serra do Itapeti, com 5.138,94 hectares, entre Mogi das Cruzes, Guararema e Suzano (veja o documento no final da página). A novidade conclui um extenso trabalho realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, que fez um detalhado levantamento histórico e ambiental da reserva.
“Ficamos muito satisfeitos com esta notícia, pois estivemos várias vezes em São Paulo fazendo gestões para que este reconhecimento ocorresse. Ao lado do rio Tietê, a Serra do Itapeti é um patrimônio natural da cidade e esta novidade certamente trará benefícios para Mogi das Cruzes”, disse o prefeito Marcus Melo nesta sexta-feira. Na prática, a criação da APA significará reforço no patrulhamento pela Polícia Ambiental e o aumento no repasse de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) – o ICMS ecológico – para a cidade.
O decreto define os objetivos específicos da Área de Proteção Ambiental Serra do Itapeti, que são conservar os serviços ecossistêmicos, especialmente a produção hídrica, e garantir a manutenção das características físicas, naturais e paisagísticas; proteger as espécies de flora e fauna raras, endêmicas e ameaçadas; promover o disciplinamento do processo de ocupação e contribuir para o desenvolvimento sustentável; preservar remanescentes de Mata Atlântica; conservar a cobertura vegetal como forma de proteção do solo, nas nascentes e cursos d'água.
O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, retomou o processo de reconhecimento da área, iniciado em 2013 pelo então secretário Romildo Campello, e acompanhou todas as etapas desde então, como as reuniões na Fundação Florestal e a votação no Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema). Campello teve participação importante também durante a tramitação do processo, principalmente no Consema, assim como Lucila Manzatti, da Fundação Florestal e que atuou como secretária-adjunta em Mogi no início do trabalho. Outro apoio decisivo na criação da APA foi do então secretário estadual do Meio Ambiente e atual prefeito de São Paulo, Bruno Covas, que deu início ao processo quando estava no comando da pasta, em 2013.
A tramitação do processo contou ainda com o apoio dos ex-secretários Ricardo Salles e seu adjunto, Antõnio Velloso, que desarquivaram o material, além de Maurício Brusadin e Eduardo Trani, com participação atuante na aprovação pelo Consema. Os técnicos Diego Hernandes e Rodrigo Victor também colaboraram para o resultado final: “Com a aprovação da APA, ganharemos novas ferramentas de gestão e fiscalização”, afirma o atual secretário Daniel Lima. Dos 5.138,94 hectares da serra, 97% estão no município de Mogi das Cruzes. Outros 2% encontram-se em Suzano e 1%, em Guararema.
Lima estima que Mogi das Cruzes deva receber cerca de R$ 200 mil a mais por ano em ICMS ecológico. Ele ressalta que os recursos não precisam ser aplicados necessariamente na área de meio ambiente, podendo ser direcionados para a saúde ou educação, por exemplo. Além disso, com a criação da APA os futuros empreendimentos passarão a ser avaliados sob uma nova legislação e o uso do solo seguirá um Plano de Manejo.
As ações de educação ambiental devem ser ampliadas. O secretário explica que haverá um Conselho Gestor para a área e uma das suas atribuições será a análise de projetos neste sentido. A Serra do Itapeti já abriga o Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello - Chiquinho Veríssimo, que é uma unidade de conservação integrante do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). O parque recebe visitas monitoradas mensalmente, nas quais os inscritos conhecem o ecossistema do local. (Marco Aurélio Sobreiro)

Parceria busca auxiliar inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho

Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza reunião sobre segurança rural no bairro do Cocuera no dia 23

Fundo Social de Mogi tem 120 vagas em aberto para cursos gratuitos a partir de 16 anos

Recuperação do gramado é concluída e Nogueirão está pronto para receber jogos

Festival Municipal de Bocha Paralímpica – Troféu Dirceu Pinto tem inscrições abertas