Escultura “Basquete” é entregue oficialmente para cidade de Mogi das Cruzes

Secretaria de Esportes e Lazer

31 de agosto de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo participou, na manhã desta quinta-feira (31/08), da inauguração da escultura “Basquete”, instalada no canteiro central da avenida Manoel Bezerra de Lima Filho, próximo ao encontro com a avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, no Socorro. O evento faz parte das comemorações pelos 457 anos de Mogi das Cruzes, que serão comemorados nesta sexta-feira (01/09).

>> Confira a programação completa do aniversário da cidade

A escultura foi feita pelo artista plástico Rodrigo Bittencourt. Ela tem 6 metros de altura e 3 toneladas, em aço inoxidável e sucata industrial (porcas, molas e parafusos). A obra representa um lance de uma partida de basquete, em que um atleta está enterrando a bola na cesta, observado por outro jogador.

“A cidade ganha uma obra de arte e um presente para a cidade. O basquete é uma conquista de Mogi das Cruzes e cada vez que vamos ao ginásio Hugo Ramos, sentimos que o coração de Mogi das Cruzes está lá dentro”, afirmou Marcus Melo, lembrando que a equipe mogiana leva o nome do município a todo país e é um exemplo para os jovens da cidade.

A obra foi produzida com recursos de incentivo do Programa de Ação Cultural (ProAc), da Secretaria de Estado da Cultura, com patrocínio da empresa Rinnai e apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes. De acordo com o autor, a inspiração veio das partidas da equipe de Mogi das Cruzes.

“Existe toda esta relação com o basquete. Desde criança, eu já acompanhava a equipe, quando ela começou. Foi uma honra poder presentear nosso time de basquete e a cidade com esta obra”, disse Rodrigo Bittencourt.

O autor da obra e o presidente da Rinnai no Brasil, Mitsuo Shiomi, também receberam uma homenagem da Prefeitura pela escultura. O vice-prefeito Juliano Abe, os vereadores Pedro Komura e Edson Santos, secretários municipais, jogadores e a comissão do Mogi das Cruzes / Helbor também participaram da inauguração.

“Esta é uma peça que enfatiza o amor que a cidade tem pelo basquete e isso nos orgulha muito. Temos de ficar muito honrados”, afirmou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães.

A equipe de Mogi das Cruzes foi retomada em 2011 e é uma das principais do basquete brasileiro na atualidade. Na temporada passada, o time conquistou dois títulos: o Campeonato Paulista, que a cidade não vencia há 20 anos, e a inédita Liga Sul-Americana. No NBB, o time se classificou na segunda posição na primeira fase, mas foi eliminado nas quartas de final pelo Vitória, por 3 jogos a 2.

O time já começou as disputas da temporada 2017/2018, com a disputa do Campeonato Paulista. Até aqui, a equipe conseguiu cinco vitórias e uma derrota na competição. O próximo jogo acontece no domingo (03/09), às 18 horas, contra Bauru, na casa do adversário. (Luiz Maritan)