Especialistas destacam novas oportunidades com inauguração do Polo Digital
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação
O Polo Digital de Mogi das Cruzes representa o início de uma nova era para o empreendedorismo no município, com o surgimento de oportunidades de negócios. Esta é a opinião de especialistas que participaram da inauguração do espaço, realizada nesta terça-feira (26/09).
“Mogi das Cruzes é uma cidade de empreendedores. Este Polo Digital é um espaço e o que faz ele funcionar é esta comunidade de pessoas, os empreendedores. Também há a troca entre a economia tradicional e esta nova economia. Assim, o Polo Digital é um espaço de coworking, em que a economia tradicional, as instituições de ensino podem usar e aprender”, afirmou o subsecretário de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Roberto Sekia.
Ele lembrou ainda que o Polo Digital poderá ter uma influência não só em Mogi das Cruzes, mas em um todo Alto Tietê. “Que aqui se transforme em um grande Vale do Silício Brasileiro e que possa impactar socialmente toda esta região”, disse.
O gerente regional do Sebrae-SP, Sergio Gromik, lembrou que o Polo Digital chega para preencher um vazio que existia em Mogi das Cruzes entre o nascimento de uma startup e a sua constituição como empresa. Em muitos casos, o caminho dos empreendedores era deixar a cidade rumo à Capital.
“Até recentemente, recebíamos os jovens e podíamos auxiliar até certo ponto. O caminho era ir para São Paulo, para uma incubadora ou outra estrutura. Quando a empresa estivesse constituída, o Sebrae voltava a atuar. Ficava um vazio. Com o Polo Digital, esta ponte foi criada. Começa a ser criada uma realidade em que não se precisa deixar o Alto Tietê. O empreendedor tem todo o apoio aqui em Mogi”, afirmou.
A opinião é compartilhada pelo membro fundador do Alto Tietê Valley, Gabriel Bastianelli. “Mogi das Cruzes exporta uma mão de obra de qualidade e achamos que isso pode ser melhor aproveitado. Ainda no período eleitoral, conversamos com o prefeito Marcus Melo ele comprou esta ideia que se transformou no Polo Digital. Agora, podemos desfrutar de um espaço riquíssimo em que se valoriza o empreendedorismo”, disse.
Outro aspecto importante do novo serviço é a democratização que ele oferece nas oportunidades. “As pessoas físicas também podem participar. É preciso entender que o Polo Digital não é um parque tecnológico, mas sim um lugar acessível para se pensar em tecnologia como negócio. E com participação das instituições de ensino. Sou fã de parcerias, dar as mãos para, juntos, desenvolver a região de forma sustentável”, disse Priscila Yamagami Kähler, da unidade mogiana da Fatec. (Luiz Maritan)
Fundo Social de Mogi das Cruzes recebe 506 litros de leite em campanha do Inter Mogi
Semae realiza 26 mil análises mensais para garantir qualidade da água distribuída em Mogi das Cruzes
Obra da praça Kazuo Kimura é suspensa por 120 dias para solução de problema de drenagem do Lavapés
Mogi das Cruzes inicia trabalho pioneiro para boas práticas e aumento da transparência na área da Saúde
Ginásio Tuta recebe Clínica de Futsal para crianças neste sábado e inscrições estão abertas