Famílias mogianas assistidas pelas unidades do Cras conhecem a praia

Secretaria de Assistência Social

12 de dezembro de 2017

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), em parceria com a Prefeitura de Bertioga, proporcionou um momento único na vida de diversas famílias que acessam os serviços ofertados pelos sete Centros de Referência de Assistência Social, localizados nos bairros de Jundiapeba I e II, Centro, Cezar de Souza, Jardim Aeroporto, Jardim Layr e Vila Nova União.

Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria Municipal de Assistência Social ofereceu às famílias que nunca haviam conhecido o mar, uma oportunidade de passar um dia na praia. Os passeios foram realizados nas praias da Enseada e Indaiá, ambas localizadas no município de Bertioga, Litoral de São Paulo. Esses momentos são de extrema relevância no processo de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Além disso, o trabalho social com família realizado pelo CRAS contribui para sua proteção de forma integral, materializando a matricialidade sócio-familiar no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

“Conhecer e tomar banho de mar, tirar fotos para mostrar para a família, pisar na areia, é uma sensação incrível para os usuários da política de Assistência Social que puderam vivenciar esta experiência de conhecer a praia pela primeira vez. O trabalho realizado pelos CRASs prevê espaços de convívio, troca de experiências, devendo ser assegurado o convívio familiar, comunitário e social, além de oportunizar momentos de integração e de realização pessoal”, explica a Secretária Municipal de Assistência Social, Neusa Marialva.

Os CRASs realizam atividades socioeducativas que são destinadas aos usuários que encontram-se em acompanhamento no CRAS através do Programa de Atenção Integral as famílias (PAIF). Este é um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida. É por meio do CRAS que a proteção social da Assistência Social se territorializa e se aproxima da população, reconhecendo a existência das desigualdades sociais interurbanas e a importância da presença das políticas sociais para reduzir essas desigualdades.