Fundo Social arrecada 1,4 mil peças de roupas, 205 kits de limpeza e 40 kits de alimentos em 2 dias de campanha
Fundo Social
Doações podem ser levadas à sede do Fundo Social, ao Tiro de Guerra e retirada também pode ser solicitada por meio de ligação telefônica




Em dois dias de campanha, o Fundo Social de Mogi das Cruzes já arrecadou 205 kits com produtos de limpeza (água sanitária, sabão em pó e em pedra e desinfetante), 40 kits de alimentos contendo macarrão, feijão, açúcar e sal, 6 kits de higiene pessoal (shampoo, sabonete e creme dental), 1.400 peças de roupas masculinas, femininas e infantis, além de 10 garrafas de 1,5 litro de água, para ajudar as famílias atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias na cidade. O balanço foi divulgado no final da tarde desta segunda-feira (03/02), quando o órgão recebeu 200 kits de limpeza do Clube de Campo de Mogi das Cruzes. A ação seguirá nos próximos dias.
A iniciativa, que começou neste domingo (02/02), segue coletando donativos que podem ser entregues na sede do Fundo Social, localizada no 1º andar do prédio da Prefeitura Municipal, e no Tiro de Guerra, na Avenida Francisco Rodrigues Filho, 1.000, no Mogilar, das 9 às 17 horas. Quem preferir, pode entrar em contato pelo telefone 4798-6365 para agendar a retirada das doações pela equipe do Fundo Social.
“Neste momento, a prioridade é para água potável, produtos de higiene pessoal adulto e infantil (incluindo fraldas descartáveis) e itens de limpeza, como água sanitária, detergente e sabão em pó, mas todas as doações são muito bem-vindas e, assim que chegam, já são devidamente separadas e destinadas àqueles que mais precisam”, explica a presidente do Fundo Social de Mogi, Maira Cusatis.
Até o final da tarde desta segunda-feira (03/02), seis famílias, totalizando 22 pessoas, estavam abrigadas em alojamento organizado pela Prefeitura, sob cuidados dos agentes sociais e segurança da Guarda Civil Municipal. Dezenas de outras famílias afetadas pelas chuvas, que não se enquadram em situação de risco, permanecem em suas casas e foram atendidas com doações do Fundo Social e equipes de Assistência Social.
Alerta
Devido aos temporais dos últimos dias, a Defesa Civil de Mogi das Cruzes implantou um Sistema de Alerta para a população com informações sobre as chuvas, pontos de atenção e orientações específicas para regiões afetadas na cidade. Para ter acesso, basta se cadastrar via SMS, enviando mensagem para o número 40199, e informando o CEP. A mensagem é gratuita e direcionada a bairros de Mogi, de acordo com as informações das previsões climáticas.
Nos últimos três dias, o município registrou 164,9 milímetros de chuva, o que representa mais da metade do total previsto para o mês de fevereiro inteiro na cidade. Como comparação, durante todo o mês de fevereiro de 2024, o índice de chuva foi de 239,8 mm.
Além de solicitar reforço da Defesa Civil do Estado, a Prefeitura de Mogi mantém o monitoramento dos pontos mais críticos da cidade, dentro do cronograma da Operação Verão, com ações prioritárias no Jardim Aeroporto, Santos Dumont e Jardim Layr, às margens do Córrego Oropó, que transbordou. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos segue trabalhando no local para desobstruir o córrego e ampliar sua capacidade de drenagem.
Ainda na tarde desta segunda-feira (03/02), uma equipe do Programa de Saúde da Família do Jardim Aeroporto II esteve na área mais atingida pelos alagamentos, acompanhada por médico e equipe de saúde para visita e orientação necessária aos moradores.
Para registros de ocorrências ou situações de emergências, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193. As ligações são gratuitas e os telefones estão disponíveis 24 horas por dia.

Mutirão de Castração e Feira de Adoção de Animais será realizado nesta sexta, sábado e domingo (14, 15 e 16/3)

Primeiro dia do mega mutirão no Centro é concluído com mais de 25 mil metros quadrados de roçada

Novo período de inscrições para LIC foi aberto nesta segunda (10) pela Secretaria de Cultura de Mogi

Prefeita se reúne com pais e alunos e reforça compromisso com melhoria do Centro do Paradesporto

Nubea e Guarda Muncipal atendem denúncia de cadelas debilitadas no Parque São Martinho