Inscrições estão abertas para a oficina Luz, Câmera, Papel e Animação, do Pontos MIS
Secretaria de Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura está com inscrições abertas para a oficina Luz, Câmera, Papel e Animação, com Marta Russo. A atividade, trazido à cidade pela parceria com o programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som, é gratuita, tem 30 vagas disponíveis e será realizada na próxima quinta-feira (16/08), , das 14h às 18h, no Centro Cultural de Mogi das Cruzes.
A idade mínima para participação é de sete anos. Os interessados devem preencher formulário online, informando dados pessoais e de contato básicos e a seleção será feita mediante a ordem de inscrição.
Na oficina de animação 2D, também conhecida como "cut out" ou de recorte, será realizado um filme de animação stop motion (quadro a quadro) utilizando papel, revistas e fotos, para a confecção de personagens, adereços, planos e cenários.
Os participantes aprenderão sobre os princípios básicos da animação a partir da exibição de brinquedos ópticos, vivenciando todas as etapas da produção de um filme de animação, desde a criação de roteiros, storyboard, criação de personagens, captação de imagem (movimento) à edição.
A oficineira Marta Russo é formada em Artes Visuais e pós-graduada em Educomunicação na ECA – USP. É produtora e educadora da Matiz Filmes Produções desde 2001 e coordena oficinas de animação stop motion em escolas, unidades do Sec, casas de cultura e Organizações Não Governamentais (ONGs).
Marta pariticpou do Congresso Internacional de Direitos da Infância, na Espanha, em que apresentou o trabalho “Protagonismo, Comunicação e Ludicidade”, sobre stop motion. É também produtora e relações públicas da Mauricio de Sousa Produções e atuou em escolas, ensinando sobre desenho animado e histórias em quadrinho.
Como redatora, colaborou na revista Sítio do Picapau, da Editora Globo e também produziu curta-metragens, filmes publicitários e programas educativos para a TV. Atua ainda como professora da disciplina Meios e Comunicação em uma escola particular da cidade de São Paulo e na ONG Projeto Criador.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900.
“Nubea de Portas Abertas” acontece neste sábado (14/3), com Feira de Adoção de Passeio do Bem
Vice-prefeito e equipe de Saúde se reúnem com médicos da Unica para alinhar melhorias no atendimento
Treze representantes da sociedade civil são eleitos para a gestão 2026-2028 do COMAS
Centro de Controle de Zoonoses de Mogi das Cruzes recebe prêmio nacional da Fiocruz
Estudantes conhecem processo de tratamento de água na primeira visita do Semae de Portas Abertas 2026