Lançamento do período integral no Cempre Benedito terá Bairro Feliz neste sábado

15 de março de 2019

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação, implantará neste sábado (16/03), às 11 horas, o período integral no Cempre Benedito Ferreira Lopes, na Vila Lavínia, o antigo Caic, única escola da rede municipal de ensino que atende alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. O lançamento acontecerá dentro da programação da primeira edição deste ano do projeto Bairro Feliz, das 10 às 14 horas, que oferece ações de saúde, lazer, cultura e prestação de serviços para perto dos moradores de Mogi das Cruzes.

O projeto do período integral foi apresentado a representantes do Conselho de Escola no início das aulas em fevereiro. “Os pais aprovaram o projeto. Nosso objetivo é oferecer oficinas diferenciadas e mais próximas a idade dos nossos alunos, preparando os para o futuro”, disse o prefeito Marcus Melo. Na cidade, 22.910 alunos estudam em escolas de período integral, que é oferecido em 68% das escolas municipais.

Os pais poderão conhecer um pouco das oficinas do programa durante o evento. Com o projeto, os alunos passarão a ficar nove horas na escola e receberão cinco refeições diárias. Uma novidade é de que a escola será um polo do projeto Mogilínguas, que terá a idade de início nos cursos de idiomas reduzida de 16 para 13 anos. A redução valerá para jovens de toda a cidade. Até o ano passado, os alunos do Cempre Benedito Ferreira Lopes participavam de algumas atividades esportivas e cursos do Crescer na Vila Brasileira.

Bairro Feliz

Em sua primeira edição de 2019, o Bairro Feliz também traz uma novidade. Pela primeira vez serão oferecidas mais de 80 ações, entre apresentações e serviços para a população. No Ginásio do Cempre Benedito Ferreira Lopes, acontecerá disputas das categorias de base do Campeonato Metropolitano de Futsal Série Ouro, em que o Mogi das Cruzes Futsal competirá com a Associação Sorocabana Magnus Futsal nas categorias sub-18, sub-16, sub-14 e sub-12, das 9 às 12 horas.

A comunidade da Vila Lavínia e região também acompanhará as apresentações das escolas. A programação terá o músico Adney Andrade, as bandas escolares das escolas municipais Benedito Ferreira Lopes e Profª Apparecida Ferreira Cursino, que integram o projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola e o projeto Arte do Balé da EM Profª Heliana Mafra Machado de Castro. Também estarão no palco do Bairro Feliz os alunos do CEIM Benedito Ferreira Lopes, Emesp Profª Jovita Franco Arouche e os CEIMs Profª Amália Thereza Manna de Deus e Prof. Osmiraldo da Silveira.

A recreação para as crianças estará garantida com os brinquedos infláveis já tradicionais do projeto, atividades de pintura facial e os concursos de embaixada e dança. Os mogianos terão acesso à emissão da primeira via do RG para menores de 18 anos, feita pela Polícia Civil, orientações jurídicas com a OAB, serviços do PAC Móvel, atendimento ao consumidor com o Procon e informações sobre empreendedorismo e crédito com as equipes do Banco do Povo e da Sala do Empreendedor. Já o Emprega Mogi receberá currículos e fará a emissão de carteiras de trabalho. É importante lembrar que para a emissão da primeira via da carteira de identidade e da carteira de trabalho o interessado deve levar uma foto 3x4. Para o RG, também é necessária a certidão de nascimento original.

O Bairro Feliz também conta com os serviços do Espaço Saúde da Secretaria de Saúde e as atividades de corte de cabelo, limpeza de pele e esmaltação de unhas, desenvolvidas por alunos e monitores do Crescer A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente oferecerá informações sobre o programa Recicla Mais Mogi, educação ambiental e fará o plantio de árvores e doação de mudas, enquanto a Escola Mirim de Trânsito terá atividades voltadas à segurança viária para crianças, dentro do programa Mogi pela Vida. A Unidade Móvel de Assistência Social oferecerá divulgação, orientação e atendimento sobre programas para a população. (Kelli Correa Brito)