Mogi recebe recurso extraordinário de R$ 3 milhões do Governo Federal para área da Saúde

23 de março de 2018

O prefeito Marcus Melo recebeu, no final da tarde desta sexta-feira (23/03), a visita do deputado federal Junji Abe, para o anúncio do repasse de R$ 3 milhões do Governo Federal para investimentos na área da Saúde de Mogi das Cruzes. Tratam-se de recursos federais destinados a programas governamentais, obtidos pelo deputado federal a pedido do vice-prefeito Juliano Abe, que esteve presente na reunião. A verba deverá ser liberada ainda no primeiro semestre deste ano pelo Ministério da Saúde, por meio de repasse efetuado diretamente do Fundo Nacional da Saúde ao Fundo Municipal da Saúde.

“Assumi no mês de fevereiro e as emendas parlamentares são apresentadas, como de costume, em outubro do ano anterior. No entanto, por intermédio do secretário Geral de Relações Institucionais, Marcelo Barbieri, conseguimos uma audiência com o ministro Carlos Marun, da Secretaria de Governo da Presidência da República, que conseguiu a liberação de R$ 3 milhões para investimentos na Saúde de Mogi das Cruzes”, explicou o deputado Junji Abe, ressaltando que a verba não pode ser aplicada para custeio e sim investimentos.

Ele ressaltou, ainda, que não se trata de emenda, mas de um recurso extraordinário conquistado para Mogi das Cruzes. “Agora a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, na figura do secretário Téo Cusatis, vai trabalhar na indicação de propostas de maior interesse e necessidade na área. O município agradece pelo empenho porque todos os recursos são sempre muito importantes e o momento é oportuno”, pontuou o prefeito Marcus Melo, que recebeu o deputado ao lado de secretários municipais, do presidente da Câmara, Pedro Komura, e vários vereadores.

Junji Abe se reuniu no início de março com o ministro Carlos Marun, da Secretaria de Governo da Presidência da República, e o secretário Geral de Relações Institucionais, Marcelo Barbieri, para pedir verbas para cidades, inclusive Mogi das Cruzes, diante das graves dificuldades geradas pela recessão econômica.

A movimentação de Junji em busca de recursos financeiros visa evitar que tenham de esperar até 2019 pela liberação de verbas a serem previstas, como emendas parlamentares, no Orçamento Geral da União. “Como deputado, apresentarei as propostas, no final de 2018, para liberação no ano seguinte. Ocorre que o problema é imediato. E sério”, pontuou ele, que assumiu o segundo mandato na Casa em 21 de fevereiro.