No Dia Mundial da Água, Mogi das Cruzes aposta na educação ambiental
Serviço Municipal de Águas e Esgotos


Pelo segundo ano consecutivo, o Dia Mundial da Água foi celebrado em Mogi das Cruzes com uma aposta na conscientização das crianças para garantir água e outros recursos naturais para as gerações futuras. Cerca de 400 alunos da rede municipal de ensino participaram de um dia de atividades lúdicas, com vídeos, palestra e dinâmicas com temas ambientais e sobre a importância da água para a vida no planeta e atitudes para evitar o desperdício.
O evento, realizado no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), na quinta-feira (22/03), foi uma parceria entre o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) e a Secretaria Municipal de Educação, e abordou temas ambientais por meio de vídeos, palestra e dinâmicas.
O prefeito Marcus Melo participou da abertura. Ele falou com as crianças sobre a importância da água e as incentivou a cuidar da cidade e do planeta.
O evento integra o trabalho de educação ambiental desenvolvido pela autarquia, cujo destaque é o Semae de Portas Abertas, programa de visitas monitoradas à Estação de Tratamento de Água (ETA) Leste, no Socorro, e que tem como objetivo levar a estudantes conhecimentos sobre produção e economia de água e responsabilidade com o meio ambiente.
Também participaram do evento o vice-prefeito Juliano Abe, diretor-geral do Semae, Paulo Beono Jr., e a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes.
Atualmente, o Semae fornece água a 98% do território de Mogi das Cruzes. O sistema é composto por estação de captação, no Rio Tietê, duas estações de tratamento (ETA Centro e ETA Leste), 30 reservatórios, 26 estações elevatórias e 1.200 quilômetros de redes de distribuição.
A cidade conta ainda com as estruturas de abastecimento de núcleos isolados, que contam com poços artesianos, casa de química para tratamento da água, sistema de bombeamento, reservatórios e rede de distribuição.
Estão em andamento a construção do Centro de Reservação da Vila Moraes; ampliação e modernização do sistema de abastecimento do Jardim Bela Vista, em Cezar de Souza; ampliação do abastecimento no Parque São Martinho e Jardim Nove de Julho com a perfuração de dois poços artesianos.
Em relação ao esgoto, o município coleta 95% e trata 61%. (Julio Nogueira)

Mogi recebe Kadu Lins para palestra sobre a Conscientização do Autismo

Parceria busca auxiliar inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho

Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza reunião sobre segurança rural no bairro do Cocuera no dia 23

Fundo Social de Mogi tem 120 vagas em aberto para cursos gratuitos a partir de 16 anos

Recuperação do gramado é concluída e Nogueirão está pronto para receber jogos