Plano Municipal de Convivência Familiar e Comunitária será oficialmente apresentado no dia 21 de novembro
Secretaria de Assistência Social
O plano é um documento político e técnico que orienta decisões, investimentos e ações de promoção dos direitos de crianças e adolescentes em Mogi das Cruzes


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Mogi das Cruzes vai fazer, no dia 21 deste mês, o lançamento do Plano Municipal de Convivência Familiar e Comunitária (PMCFC). O documento foi elaborado ao longo dos últimos meses e será apresentado oficialmente a todos os interessados, em reunião que será no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, das 9h ao meio-dia.
Leia abaixo o plano na íntegra
O plano é um documento político e técnico que orienta decisões, investimentos e ações de promoção dos direitos de crianças e adolescentes em Mogi das Cruzes, por meio da formulação e implementação de políticas públicas a serem desenvolvidas de forma integrada e articulada nas áreas da assistência social, saúde, educação, esporte, cultura e habitação.
Ele foi elaborado com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e coloca a convivência familiar e comunitária como um direito constitucional das crianças e adolescentes, buscando garantir que a criança se desenvolva em um ambiente familiar que lhe assegure educação, proteção e saúde.
A elaboração do documento se deu mediante um processo amplo de consulta e escuta, à luz da diretriz estabelecida no art. 227 da Constituição Federal, que preconiza a participação como método de aproximação com as organizações representativas, para a formulação das políticas e no controle das ações em todos os seus níveis. Para tal, o CMDCA contou com a assessoria técnica do Núcleo Entretempos.
Assim, o Plano Municipal de Convivência Familiar e Comunitária (PMCFC) surge como resultado de um processo participativo de elaboração conjunta, envolvendo representantes de todos os poderes e esferas de governo municipal e da sociedade civil organizada. Nele, a convivência familiar e comunitária é classificada como ferramenta essencial para combater processos de segregação, isolamento e confinamento, que podem levar à exclusão e estigmatização de crianças e adolescentes.
O Centro Cultural de Mogi das Cruzes, onde será feita a apresentação do PMCFC, fica na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no Centro.

Guarda Civil Municipal prende homem acusado de furtar celular em Braz Cubas

Inscrições para eleição do COMOMA estão abertas e podem ser feitas até o dia 30 de abril

Niterra do Brasil oferece vagas remanescentes em curso gratuito com apoio do Fundo Social

Manutenção preventiva no poço da Chácara Guanabara é adiada

Guarda Civil Municipal desmantela quadrilha de furto de veículos que atuava em Mogi das Cruzes