Prefeito participa de cerimônia de implantação da Base do Cresamu em Santa Isabel
Secretaria de Saúde e Bem-Estar




O prefeito Marcus Melo participou, nesta tarde de sexta-feira (18/05), da cerimônia de implantação da Base do Cresamu – Consórcio Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Santa Isabel, sexto município incluído na autarquia. A nova unidade passa a contar com uma ambulância 24 horas por dia, equipe especializada e inicia atendimento às 7 horas de segunda-feira (21/05).
A inclusão de Santa Isabel foi solicitada há um ano e aprovada pelo Cresamu, que agora conta com seis municípios consorciados: Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim, Salesópolis, Arujá, Guararema e Santa Isabel. “O trabalho em saúde não para. E quando uma cidade como Mogi das Cruzes, que é a maior do Alto Tietê, pode ajudar a melhorar a vida de outras pessoas que vivem na região, isso é motivo de orgulho e comemoração”, afirmou Marcus Melo.
Os seis municípios contam com 646 mil habitantes e uma extensão territorial de 2.253 km². “O Cresamu tem servido de referência para diversos municípios e Santa Isabel, pela proximidade com Mogi das Cruzes, manifestou interesse em fazer parte do consórcio, o que foi aprovado pelos representantes dos demais municípios consorciados", explicou o secretário municipal de Saúde de Mogi das Cruzes e presidente do Cresamu, Téo Cusatis.
A inclusão de Santa Isabel elevou o número de bases descentralizadas para sete. Duas em Mogi: uma na UPA 24h Oropó e outra em Braz Cubas, e uma em cada cidade participante. No bairro do Shangai, em Mogi das Cruzes, fica a sede e Base Operacional de Regulação. O Cresamu passa a ter 18 viaturas, sendo duas de suporte avançado.
A prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto, comemorou a implantação. “Hoje trabalhamos todos em conjunto, porque não é possível fazer políticas públicas de forma isolada. Agradece muito o envolvimento e empenho de toda a equipe do Cresamu para que o nosso município pudesse fazer parte desse consórcio e oferecer um atendimento mais qualificado aos nossos munícipes”, comemorou.
Entre os principais benefícios do Cresamu está a regulação médica dos chamados; a integração com a grade hospitalar regional de urgência e emergência; e o apoio de toda estrutura, o que inclui desde o trabalho de manutenção, recursos humanos até a qualificação contínua dos colaboradores. Como ocorre com os outros municípios, Santa Isabel contará com apoio das demais viaturas do consórcio quando for necessário.
O Samu foi implantado em 2011 e faz parte da Cure 192, projeto inovador de integração entre ambulâncias da Prefeitura, Samu e Corpo de Bombeiros. Em seis anos de atividades, o Samu já realizou 328.426 atendimentos, entre os quais 240.199 de urgências e emergências. Os atendimentos em Mogi representam a grande maioria, com 78% do total. Na sequência estão Arujá (10%), Biritiba (5%), Guararema(4%) e Salesópolis (3%).

Entidades da sociedade podem se inscrever para eleição do COMOMA até dia 30 de abril

Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal flagra descarte irregular no Parque Olímpico

Alunos do Centro Municipal de Paradesporto começam a receber atendimento odontológico

Primeira edição da E-Aprendi 2025 para estudantes do 2º ao 4º ano segue até 30 de abril
Autarquia fará testes operacionais no poço do Varinhas, a partir de segunda (14) à noite