Prefeitura de Mogi das Cruzes orienta população sobre febre amarela
Secretaria de Saúde e Bem-Estar


O Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses da Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou nesta segunda-feira (06/11) uma ação de orientação aos moradores que vivem no limite do município com Santa Isabel. No último domingo (05/11) foi encontrado um macaco morto em uma Estrada de Santa Isabel e as autoridades investigam febre amarela.
Para alertar e informar sobre o problema, estão sendo distribuídos panfletos alertando sobre a importância de acionar uma equipe técnica caso sejam encontrados macacos mortos ou doentes naquela região. “Quem encontrar um animal morto ou doente deve informar o mais rápido possível porque isso irá ajudar a identificar se existe realmente a presença do vírus da febre amarela na região”, explica o veterinário do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses, Jefferson Renan de Araújo Leite.
Ele lembra que os macacos também são vítimas da febre amarela, não transmitindo a doença para os seres humanos, mas servem como alerta para a presença do vírus. Nas últimas semanas, a morte de macacos no Estado de São Paulo, especialmente na Capital, o que indica a presença do mosquito que transmite a doença, ampliou a necessidade de ações preventivas e informativas em diversas regiões.
Em Mogi das Cruzes, o trabalho ganhou reforço com visitas programadas para todos os bairros que fazem divisa com os municípios de Santa Isabel e Arujá. Na sequencia, a ação será ampliada para outras regiões de mata como Taiaçupeba, Quatinga e Sabaúna, entre outras.
Em qualquer parte da cidade, a orientação é a mesma: ao encontrar um macaco morto ou doente, o cidadão deve acionar imediatamente uma equipe técnica. De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, basta ligar para o Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses no telefone 4794-4343 e, após as 17 horas e nos finais de semana e feriados, o número é 153.
Doença
A febre amarela é uma doença infecciosa aguda causada por picada de mosquitos infectados com o vírus. A febre amarela não é contagiosa e não pode ser transmitida de pessoa para pessoa e nem de macaco para seres humanos.
Na prática, o vírus da febre amarela possui dois ciclos básicos: urbano e silvestre. No silvestre, a transmissão envolve principalmente os macacos e algumas espécies de mosquitos transmissores. Em área urbana, as principais medidas de prevenção para humanos recomendadas pelo Ministério da Saúde incluem a vacinação de pessoas que vivem ou pretendem viajar para áreas de risco e o controle da proliferação dos mosquitos vetores, como o Aedes aegypti.
A vacina está disponível para quem irá se deslocar para áreas de risco e a imunização deve ser feita com pelo menos 10 dias de antecedência para garantir a proteção. Mogi das Cruzes não tem registros de febre amarela e nem está localizada em região endêmica. Quem precisa da dose deve procurar um dos locais indicados munido da caderneta de vacinação e informações sobre a viagem.
A vacina é contraindicada para crianças menores de nove meses, gestantes, mulheres amamentando até o sexto mês de vida do bebê e imunodeprimidos (pessoas com câncer, HIV ou em tratamento imunossupressores). Idosos a partir dos 60 anos devem passar por uma avaliação médica e, caso a vacinação seja indicada, o médico deverá emitir uma receita com a prescrição a ser apresentada na unidade de saúde.
Dias e locais da vacinação contra febre amarela:
Segunda-feira: 8 às 16 horas
UBS Ponte Grande - Tel.: 4790-1412
Rua Av. Lothar Waldemar Hoehne, 70
Terça-feira: 8 às 16 horas
UBS Jardim Camila - Tel.: 4796 -3578
Av. Presidente Getúlio Vargas, 999
Quarta-feira: 8 às 16 horas
PA Jundiapeba - Tel.: 4727- 3217
Rua Vereador Nito Sona, 1.745
Quinta-feira: 8 às 16 horas
UBS Alto Ipiranga - Tel.: 4735-1314
Rua Capitão Joaquim Mello Freire, nº 700
Sexta-feira: 8 às 16 horas
UBS Vila Suíssa - Tel.: 4761- 6678
Av. Ricieri José Marcatto, 310

Seu Amigo Pet terá 3ª edição em Jundiapeba, com inscrições antecipadas para castração no dia 15 de maio

Simulado de Emergência leva conscientização sobre riscos de acidentes de trânsito no Maio Amarelo

Balanço dos 100 dias de gestão destaca avanços no Meio Ambiente e Proteção Animal

Mogi das Cruzes promove Dia D de vacinação em 15 unidades e drive-thru neste sábado (10/5)
Emoção e relatos de sucesso marcam a entrega de certificados dos cursos do Fundo Social