Prefeitura de Mogi se prepara para a volta às aulas de 45 mil alunos da rede pública

Secretaria de Educação

Escolas municipais estão passando por zeladoria e prevenção à dengue; A partir deste ano haverá materiais escolares acessíveis para alunos com deficiência visual e kit para atender o professor em sala de aula

23 de janeiro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

Mais de 45 mil alunos da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes voltarão às aulas no dia 4 de fevereiro. A Prefeitura Municipal intensificou as ações de zeladoria pública e prevenção à dengue, para garantir espaços adequados para alunos e professores. Os kits escolares também serão entregues - a Secretaria Municipal de Educação superou os problemas jurídicos encontrados no processo licitatório e garantiu mais este serviço para os estudantes.

E o ano letivo começara com inovação: a nova gestão entregará materiais escolares acessíveis, direcionados para alunos com deficiência visual, além de um kit para atender o professor em sala de aula. 

De acordo com a secretária municipal de Educação, Darly Carvalho, haverá cinco modelos de kits escolares, beneficiando alunos da Educação Infantil I até o 9º ano do Ensino Fundamental, de acordo com as necessidades de cada faixa etária. "Para estas turmas, todas terão kits acessíveis, com materiais como números e alfabeto em braile e reglete", reforçou. 

Os professores também receberão um kit para reforçar o atendimento aos alunos em sala de aula, com materiais para as atividades e reposições para os alunos, se necessário. O benefício é estendido aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. 

“Desde o início desta gestão, em 02 de janeiro, nossa equipe está empenhada em atender as necessidades de nossos alunos para o início do ano letivo. Superamos os problemas jurídicos que encontramos e garantimos esse suporte no ensino para as nossas crianças e jovens. Os kits acessíveis serão recursos importantes para a inclusão dos nossos alunos com deficiência, oferecendo as mesmas oportunidades para todos. Sobre os uniformes, será feita uma nova licitação, mas temos estoque para atender alunos novos. Estamos começando a reconstrução da educação da nossa cidade e será um ano letivo muito produtivo para todos”, declarou a secretária de Educação. 

Reforço escolar
O projeto de recuperação de férias, organizado pelo Departamento Pedagógico (Deped), será realizado até o dia 31 de janeiro em 17 escolas, atendendo mais de 200 alunos com dificuldades de aprendizagem.

A programação de retorno às aulas começa no dia 3 de fevereiro, com as reuniões de Organização Pedagógica e Administrativa (OPA), realizada nas escolas. A partir de orientações das equipes de Supervisão de Ensino e do Deped, as equipes irão se reunir nas unidades escolares para ajustar a organização para o início do ano letivo. No dia 4 de fevereiro, mais de 45,8 mil alunos irão retornar para as 210 unidades escolares, incluindo creches e escolas municipais.