Programa Semae de Portas Abertas 2018 inicia agendamento para escolas
Serviço Municipal de Águas e Esgotos


O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) de Mogi das Cruzes iniciou o agendamento de escolas para participar do Semae de Portas Abertas de 2018, programa de visitas monitoradas à Estação de Tratamento de Água (ETA) Leste, no Socorro. Coordenado pelo Departamento Técnico da autarquia, por meio da Divisão de Meio Ambiente, o trabalho tem como objetivo levar a estudantes conhecimentos sobre produção e uso consciente da água, responsabilidade com o meio ambiente e o funcionamento da autarquia.
Responsáveis pelas escolas que tiverem interesse em marcar a visita devem ligar para 4798-6392 (Divisão de Meio Ambiente do Semae), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para visitas@semae.sp.gov.br.
As visitas são sempre às terças e quintas-feiras, às 9h, com duração aproximada de uma hora e meia e orientação de monitores. Podem participar alunos de escolas públicas (municipais e estaduais) e particulares, com idade mínima de 10 anos ou estar no 4º ano do Ensino Fundamental.
Nas visitas, os alunos assistem a vídeos e palestras sobre meio ambiente e o Rio Tietê, a importância da conservação dos mananciais e do uso consciente da água – com dicas simples para redução do consumo no dia a dia, como desligar a torneira ao escovar os dentes, por exemplo.
Os estudantes também conhecem parte do sistema de captação e as diversas fases do tratamento da água, até deixá-la potável. Ao final, cada criança recebe um kit do Semae com revista em quadrinhos e squeeze.
O programa é um importante elo entre a autarquia e a rede escolar, pois as crianças são multiplicadoras de informação e levam o aprendizado para casa, conversando com os pais, irmãos e colegas. É uma contribuição para a formação das novas gerações.
Desde 2011, o Semae recebeu 7.512 visitantes, sendo 62% de escolas municipais, 14% de escolas estaduais, 19% de escolas particulares e 5% de Organizações Não Governamentais (ONGs).
A maioria do público atendido é formada por alunos do Ensino Fundamental (79%). Estudantes do Ensino Médio foram 8%; do Ensino Técnico, 2%, além de mais 3% de estudantes do Ensino Superior. Outros visitantes foram 8% do total.
Somente no ano passado, foram 1.143 visitantes, também com predominância das escolas municipais (62%) e do Ensino Fundamental (52%).
Quando comparado aos anos anteriores, em 2017 observou-se um significativo aumento da procura de instituições estaduais e particulares, representando 27% e 33%, respectivamente, do total de visitantes recebidos. Houve ainda um aumento do número de visitantes do Ensino Médio (23 %) e de outras instituições (20%) .
O aumento se deve às parcerias do Semae com a Secretaria Municipal de Educação e Diretoria Regional de Ensino, com a realização de curso de capacitação de professores da rede municipal e estadual e eventos como o Dia Mundial da Água, visitas abertas à comunidade no "Junho Verde" e o concurso cultural "Eu sou amigo da água".

Mogi recebe Kadu Lins para palestra sobre a Conscientização do Autismo

Parceria busca auxiliar inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho

Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza reunião sobre segurança rural no bairro do Cocuera no dia 23

Fundo Social de Mogi tem 120 vagas em aberto para cursos gratuitos a partir de 16 anos

Recuperação do gramado é concluída e Nogueirão está pronto para receber jogos