Projeto Escola Sustentável é referência em construção coletiva, voluntariado e sustentabilidade

Secretaria de Educação

Nesta quinta-feira (05/12), Dia Internacional do Voluntariado, a escola recebeu o apoio de mais 20 voluntários

05 de dezembro de 2024
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A Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Tabor em Mogi das Cruzes (SP), tem sido um grande exemplo do impacto transformador do trabalho voluntário. Primeira a receber o projeto “Uma Escola Sustentável”, a escola está sendo transformada numa unidade sustentável com a participação dos pais, comunidade, equipe escolar, técnicos e estudantes de diferentes países. Nesta quinta-feira (05/12), Dia Internacional do Voluntariado, a escola recebeu o apoio de mais 20 voluntários da SKY, que fizeram trabalhos de jardinagem, pintura e marcenaria.

“A missão da Fundação Norma e Leo Werthein é promover, desenvolver e apoiar programas e atividades voltadas à Educação, Cultura, Inclusão e Sustentabilidade. Nosso principal objetivo é promover o desenvolvimento das populações mais vulneráveis e das comunidades onde atuamos, oferecendo proteção e cuidado ao meio ambiente a partir de um papel ativo e responsável. Perceber o interesse dos nossos colaboradores em participar de um momento tão importante como este é fundamental para a SKY”, diz Darío Werthein, Presidente da Vrio Corp e da Fundação.

Com foco na sustentabilidade, o projeto foi idealizado para ser construído a várias mãos. “O projeto foi pensado não apenas para garantir a sustentabilidade, mas também para ser construído por várias mãos, mesmo sem experiência técnica”, contou Ana Beatriz Giovani, da Sem Muros Arquitetura Integrada, responsável pelo projeto de reforma e expansão da unidade escolar. “O projeto se baseia em arquitetura de baixo impacto ambiental, utilizando materiais naturais como madeira, terra e palha”, explica a arquiteta da instituição, Flavia Burcatovsky.

As arquitetas destacam a importância do trabalho coletivo desde a elaboração do projeto. “Consideramos a materialidade e as conversas com crianças, familiares e funcionários da escola para entender o que poderíamos construir coletivamente, aprendendo juntos.  Somos aprendizes na construção, pois, além de projetar, estamos aprendendo a construir”, contou Flavia.

Patrocinado pela Fundação Norma e Leo Werthein (FNLW), que lidera as ações de sustentabilidade da Vrio Corp, controladora da SKY Brasil e DIRECTV Latin America, e realizado pela Tagma, organização uruguaia sem fins lucrativos, o projeto conta com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação. No Brasil, a iniciativa é coorganizada pelo Instituto A Cidade Necessita de Você e apoiado pela Sem Muros.

Para a secretária de Educação, Marilu Beranger, o trabalho coletivo tem feito a diferença no projeto. “Tem sido muito gratificante acompanhar o projeto e ver como os voluntários, a comunidade e as equipes da escola e da Secretaria estão se dedicando para transformar a nossa escola.  Essa união entre a comunidade, escola e as famílias faz toda a diferença e irá contribuir para o futuro da escola”, disse.

Presente desde a elaboração do projeto, Ana Carneiro Cândido, mãe do aluno Gabriel Carneiro Cândido, foi uma das voluntárias. “Acho muito importante essa integração entre a escola, aluno e família. Faço questão de estar sempre presente e participando de todas as ações. Estou maravilhada com o projeto e muito feliz em fazer parte da história da escola sustentável de Mogi das Cruzes. Fiz o curso de construção sustentável para depois ajudarmos a manter a escola, porque não adianta só construir e não zelar por isso”, disse.

O curso de construção sustentável foi realizado durante as obras, sendo que um grupo de alunos estava na obra enquanto o outro tinha aulas em outro espaço. O jovem Mathis Da Rugna é o único voluntário suíço do projeto. “A viagem foi longa, mas valeu a pena. Já participei de outros voluntariados na Espanha e na Suíça, mas não é como no Brasil, não tem intenso como no Brasil. Conheci as crianças e achei legal. Acredito que seja importante para elas verem que existem outras formas de estudo e não apenas uma escola com concreto, mas um espaço, onde podem aprender coisas novas”, afirmou. Também participam do curso, estudantes do Brasil, Uruguai, Equador, Porto Rico, Chile, Bolívia, Argentina, México e Venezuela.

Há 18 anos trabalhando na cozinha da escola, Cleide Conceição Cardoso se revezou com outros membros da equipe escolar para participar do projeto. “A experiência tem sido muito gratificante.  Aprendi sobre cuidados com o solo, meio ambiente e construção sustentável. É maravilhoso ver nossa escola crescendo com esse projeto.  As crianças estão ansiosas pela conclusão da obra.  Esse aprendizado tem sido muito enriquecedor”, disse.

Morador de Guararema, cidade próxima à Mogi das Cruzes, o agroecologo e idealizador da Docce Seiva, Luigi Gerodetti foi professor e aluno do curso.  “A experiência tem sido muito gratificante e enriquecedora, permitindo-me aprender sobre bioconstrução, que se integra à agrofloresta no conceito de permacultura.  Ensinar este conteúdo, crucial para as futuras gerações, tem sido um prazer, especialmente para as crianças”, contou Gerodetti, que ministrou aula sobre produção sustentável.

O curso foi concluído nesta terça-feira (03/12). A obra está recebendo visitas guiadas, coordenadas pela Tagma, além de atividades de pintura e oficinas. O evento que celebra a chegada do projeto ao Brasil será no dia 11 de dezembro, às 9h30.

No Brasil, o projeto também recebe apoio do Instituto Embu, Positiva Consultoria, PlugSolar Energia, Polimix Concreto, Mizu Cimentos, Saint-Gobain,Tintas Irajá e Viapol.