Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes promove formação sobre Plano Educacional Individualizado (PEI)
Secretaria de Educação
O encontro aconteceu no Cemforpe e buscou alinhar diretrizes e práticas do PEI






Na manhã desta quinta-feira (27/03), gestores e coordenadores da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes participaram de uma formação sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI), documento que orienta a aprendizagem dos alunos com deficiência de acordo com as suas necessidades. O encontro, promovido pela Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Educação Especial e Inclusiva, foi realizado no auditório do Cemforpe, no Mogilar.
A secretária de Educação, Darly Aparecida de Carvalho, iniciou a programação enfatizando o compromisso da Pasta com a implementação efetiva do plano nos processos escolares. “Estamos empenhados em atender as demandas das escolas, implementando ações formativas e buscando apoio profissional para superar os desafios do processo inclusivo, a fim de contribuir para o trabalho de cada um de vocês”, declarou. A iniciativa também foi acompanhada pela adjunta da Pasta, Maria Aparecida Cervan Vidal.
A importância de uma equipe unida e focada nas necessidades das crianças e o envolvimento dos pais e responsáveis foram destacados pela diretora do Departamento de Educação Especial e Inclusiva da Secretaria de Educação, Claudia Regueiro. “Apresentamos um material baseado na legislação vigente com todas as informações necessárias, inclusive para demandas judiciais, pois sabemos que cada criança é única e requer um atendimento específico”.
A formação buscou alinhar diretrizes e práticas do PEI para garantir adaptações pedagógicas eficazes ao público-alvo da Educação Especial, como explicou uma das formadoras, a vice-diretora da Emesp - Escola Municipal de Educação Especial Profª Jovita Franco Arouche, Renata San Giácomo. “Este encontro foi uma oportunidade para construirmos isso juntos, como uma rede unificada, evitando múltiplos modelos e dúvidas sobre como elaborar cada parte do PEI, tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental”.
O encontro proporcionou novas perspectivas para os participantes. “Essa formação contribuiu bastante para o nosso crescimento, especialmente diante da realidade atual das unidades, que têm recebido um número crescente de crianças que demandam suporte. Essa troca de conhecimentos e experiências foi fundamental”, comentou Patrícia Carvalho de Oliveira Franco, diretora pedagógica do CEIM Profº Egberto Malta Moreira - Ceic El Shadday II. A formação contou com a colaboração da Supervisão de Ensino.
Uma novidade para este ano é o projeto piloto de estimulação precoce, desenvolvido na Emesp. “Iniciamos este projeto com uma sala dedicada para acolher as crianças menores. Nosso objetivo é oferecer intervenções adequadas para este período crítico de desenvolvimento neural e do aprendizado”, explicou Heidi Ribeiro da Costa Paz, uma das formadoras e responsável pelas salas polos de AEE (Atendimento Educacional Especializado), que agora atendem também os alunos do ensino fundamental que estavam na escola.
Ainda na capacitação, a secretária de Educação parabenizou as unidades escolares premiadas pelo Prêmio Excelência Educacional do programa Alfabetiza Juntos SP. “Esse reconhecimento reflete o esforço coletivo de nossas escolas. Estamos empenhados em fortalecer a parceria com o Governo Estadual e expandir o número de participantes, ampliando as oportunidades de alfabetização e promovendo um futuro mais promissor para nossas crianças”, destacou.

Balanço dos 100 dias de gestão destaca avanços no Esporte de Mogi das Cruzes

Secretaria de Serviços Urbanos atua durante todo o feriado com manutenção viária e serviços de limpeza

Trabalho de hidrojateamento para a desobstrução de redes de drenagem tem início pela Flaviano de Melo

Feira noturna de Braz Cubas sedia encontro de carros antigos toda última quinta do mês

Altar de São Benedito pode ser visitado no hall da Prefeitura de Mogi