Técnicos de Suzano conhecem o funcionamento dos ecopontos de Mogi das Cruzes
Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal


A Prefeitura de Mogi das Cruzes recebeu nesta sexta-feira (12/01) a visita técnica de profissionais da Secretaria de Meio Ambiente de Suzano, que vieram conhecer a gestão de resíduos na cidade, em especial o trabalho desenvolvido nos ecopontos. O diretor André Miragaia, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, acompanhou a visita e apresentou as ações realizadas na gestão de resíduos, que incluem materiais de construção e demolição (entulho), resíduos de madeira, eletrodomésticos inservíveis, eletroeletrônicos, móveis, colchões, pilhas, baterias, resíduos metálicos, plásticos, entre outros.
“Assim como em Mogi das Cruzes, os demais municípios brasileiros têm inúmeros problemas e custos elevados com descartes irregulares destes materiais de forma inadequada em margem de córregos, em terrenos baldios, ruas ou praças, ocasionando uma série de problemas”, disse Miragaia. Ele mostrou o trabalho realizado em conjunto pelas Secretarias do Verde e Meio Ambiente e o operacional realizado pela Secretaria de Serviços Urbanos.
A equipe técnica da Prefeitura de Suzano contou com a diretora Bianca Nunes, a gestora ambiental Danielle Lodi e os funcionários Silvio, Francisco e João da Silva. Bianca Nunes ressaltou que a visita foi uma inspiração para Suzano, que vai procurar utilizar as experiências de Mogi na gestão dos ecopontos para implantação de proposta semelhante. Já a gestora ambiental Danielle Lodi, que é moradora de Mogi das Cruzes e trabalha em Suzano, ficou muito satisfeita com o que viu: “Fico feliz em saber que a Prefeitura tem contratado pessoas capacitadas para trabalharem na cidade”, salientou.
O diretor André Miragaia afirmou que “a gestão integrada dos resíduos, de forma participativa entre os municípios, é um dos mecanismos mais interessantes para o sucesso dos programas a nível municipal e regional”. Ressaltou também o papel desempenhado pelo Secretário do Verde e Meio Ambiente, Daniel de Lima, que é o Coordenador da Câmara Técnica de Meio Ambiente do Condemat. “O trabalho que o Daniel vem propondo no Condemat é exatamente o desse compartilhamento de experiências e a busca de soluções conjuntas e integradas para os problemas ambientais que são comuns aos municípios do Alto Tietê”.
Mogi das Cruzes possui três ecopontos, localizados no Jardim Armênia, Parque Olímpico e Jundiapeba – este último inaugurado no ano passado e que possui uma nova configuração, com rampas para faciliar a carga e descarga de materiais. Além disso, a cidade terá mais um ecoponto, que funcionará no Jardim Rodeio, e um novo centro de triagem de materiais.

Mogi recebe Kadu Lins para palestra sobre a Conscientização do Autismo

Parceria busca auxiliar inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho

Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza reunião sobre segurança rural no bairro do Cocuera no dia 23

Fundo Social de Mogi tem 120 vagas em aberto para cursos gratuitos a partir de 16 anos

Recuperação do gramado é concluída e Nogueirão está pronto para receber jogos