Theatro Vasques completa 115 anos com espetáculo da Orquestra de Sopros Paulista
Secretaria de Cultura


Na próxima quarta-feira (06/12), o Theatro Vasques receberá um concerto especial em comemoração aos seus 115 anos de história. O espaço, que é um patrimônio da cidade, será palco para uma apresentação gratuita do Quinteto de Metais da Orquestra de Sopros Paulista (OSP), a partir das 20 horas. Intitulado "All You Need is Love", o espetáculo será todo realizado com arranjos de músicas dos Beatles.
No repertório, estarão os grandes sucessos da banda, como Yesterday, Come Together, Hey Jude, entre outras. Será o quarto concerto da OSP em Mogi das Cruzes. O primeiro aconteceu no último dia 4 de novembro, no Centro Cultural; os outros dois foram concertos didáticos, um na Escola Municipal Professor Mario Portes, em Jundiapeba, e outro no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU das Artes), na Vila Nova União.
O Quinteto de Metais da OSP é formado pelos músicos Pedro Laurentino (tuba), Odilon Bueno (trompa), Anderson Rodrigues (trombone), Kleber Uliani e Yuri Grohmann (trompetes), todos com experiência em grandes grupos de concerto do Estado de São Paulo. O grupo é comandado pelo maestro mogiano Allan Caetano de Paula, idealizador da Orquestra.
"Tem sido uma experiência fantástica. Nos apresentamos para um auditório lotado no Centro Cultural. Nos concertos didáticos, tivemos a presença de crianças e jovens, todos muito curiosos, a maior parte alunos de projetos de educação musical da Prefeitura e, com certeza, integrantes da nova geração de músicos da Cidade", avalia o maestro Allan.
Os primeiros concertos da OSP foram viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Mogi das Cruzes, com aporte de empresas da iniciativa privada. O projeto tem como objetivo difundir a música instrumental por meio de concertos gratuitos e promover a formação de público para a música erudita.
Conforme explica o maestro Allan Caetano, o Quinteto de Metais é uma representação da Orquestra de Sopros. Por ser um grupo de câmara, a formação exige alto nível técnico dos músicos integrantes, mas permite apresentações em espaços menores.
O Theatro Vasques fica na Rua Doutor Corrêa, 515, no Centro de Mogi das Cruzes.
Sobre o Vasques
Localizado no Centro Histórico na cidade, o Theatro Vasques foi inaugurado em 1902, como uma casa de espetáculos própria para operetas e teatro de revista. O projeto original do edifício, cenografia, pintura e distribuição interna, inclusive os camarins, foram confiados ao ator Roque de Castillhos, ex-aluno da Escola Politécnica do Rio de Janeiro. O teatro foi fechado pelo Estado Novo, na década de 30 e reaberto em 1948 para abrigar a Câmara Municipal.
Em 1980 o teatro passou por uma reforma e foi reinaugurado como Teatro Municipal “Paschoal Carlos Magno”. Após nova reforma em 2002, voltou a se chamar “Theatro Vasques”.
Em 2009 e 2013, o Theatro Vasques passou por reformas. A última, em 2013, além de garantir a preservação e conservação do edifício, compreendeu também uma modernização nos equipamentosde som e luz da casa, o que tornou o Vasques um dos teatros mais bem equipados teatros do Estado.
"O Vasques é a principal casa de espetáculo da cidade e um espaço democrático, que abriga todos os segmentos artísticos. É um local também que passou por uma série de investimentos por parte da Prefeitura. Na última reforma, trocamos todo o sistema de som e luz, tornando tudo digital. Uma reforma desse porte era algo que não acontecia ali há mais de 25 anos. E prevemos para o ano que vem mais alguns investimentos na casa, como a troca do projetor e da tela de projeção, para termos uma qualidade cada vez melhor na parte de audiovisual do Theatro Vasques", destaca o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori.
O Theatro Vasques é um edifício tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Paisagístico de Mogi das Cruzes (Comphap).

Seu Amigo Pet terá 3ª edição em Jundiapeba, com inscrições antecipadas para castração no dia 15 de maio

Simulado de Emergência leva conscientização sobre riscos de acidentes de trânsito no Maio Amarelo

Balanço dos 100 dias de gestão destaca avanços no Meio Ambiente e Proteção Animal

Mogi das Cruzes promove Dia D de vacinação em 15 unidades e drive-thru neste sábado (10/5)
Emoção e relatos de sucesso marcam a entrega de certificados dos cursos do Fundo Social