Viveiro de Mudas produz composto orgânico e está aberto para visitação de escolas
Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal


O Viveiro de Mudas do Parque Leon Feffer vem realizando em setembro - como parte da programação de aniversário de Mogi das Cruzes - a produção de composto orgânico com materiais reciclados a partir de atividades da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, como pó de serragem e restos de verduras da feira noturna, que acontece às quintas e sextas-feiras.
Os objetivos do viveiro são a produção de mudas para a arborização urbana de Mogi das Cruzes e também a doação de mudas para população, como parte do projeto “Plantadores de Sombra”, que vem ocorrendo em eventos públicos, como o Bairro Feliz. O “Circuito Escola” - que inclui visitas de escolas e grupos para atividades de educação ambiental - é outra atividade realizada no viveiro, que passou por reforma e ampliação, concluídas em junho deste ano.
De acordo com o diretor da secretaria, André Miragaia, após a celebração de um convênio com a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), o viveiro passou a contar com o apoio de técnicos e estagiários do curso de Biologia, que fazem o atendimento aos visitantes. Já as pessoas interessadas em receber mudas devem levar cópias do RG, CPF e o espelho do IPTU (com o local onde serão plantadas as mudas). O telefone para agendamento de visitas ao viveiro é o 4798-5959.
Atividades
O “Circuito Escola”, voltado para grupos, pessoas e escolas, faz apresentações sobre plantio de sementes e mostra um simulador de erosão (que recria em pequena escala a ação das chuvas em áreas desmatadas e comparativamente sobre as áreas florestadas). Outra atividade é o plantio de mudas germinadas a partir de tubetes - processo de transplantio para recipientes maiores com objetivo de “engordar” as mudas para aumentar o porte e plantio nas ruas e praças.
O viveiro tem ainda um espaço de sistema agroflorestal, que é utilizado para recuperação de áreas degradadas. Ele consiste no plantio de árvores nativas ao lado de verduras, leguminosas e frutas. O princípio é enriquecer o solo com nutrientes, adubar naturalmente e melhorar a qualidade da produção. Para manter o solo úmido, a sintropia usa cobertura de folhas e material decomposto da própria plantação.
CEMPRE Drª Ruth Cardoso é o grande campeão da 3ª Olimpíada e Paralimpíada Pequenos Esportistas de Mogi das Cruzes
Câmeras de monitoramento da Prefeitura flagram descarte irregular e dois são multados
Serviços essenciais funcionam normalmente amanhã e no feriado do Dia de Finados
Prefeitura de Mogi disponibiliza linha de ônibus de Biritiba Ussú para cemitério de Taiaçupeba no Dia de Finados
Ingressos para stand up beneficente com Victor estão à venda no Fundo Social