Romu da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes prende acusado de furto e recupera motocicleta

Secretaria de Segurança

14 de novembro de 2023
facebook whatsapp
Acessibilidade

As Rondas Ostensivas Municipais (Romu) da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes prendeu, na noite desta segunda-feira (13/11), um homem acusado de furtar uma motocicleta no bairro do Mogilar. O veículo foi recuperado e devolvido ao proprietário, após o registro da ocorrência na Central de Flagrantes da Polícia Civil. 

A equipe da Romu fazia o patrulhamento na rua Joaquina Maria de Jesus, no Mogilar, quando foi acionada por um homem, que informou que sua motocicleta havia sido furtada pouco antes. Os guardas municipais passaram a fazer buscas na região e, durante este trabalho, flagraram o acusado empurrando a moto na rua Antônio Ferreira de Souza, na Vila Industrial.

Ele foi abordado pela equipe da Romu e foi constatado que a motocicleta era a mesma que havia sido furtada. O acusado foi conduzido à Central de Flagrantes da Polícia Civil, junto com o veículo e o proprietário. Após o registro do boletim de ocorrência, a motocicleta foi devolvida e o homem ficou preso e permaneceu à disposição da Justiça.

Jundiapeba

Já no início da noite de sábado (11/11), a Romu localizou um veículo que havia sido levado durante o roubo de uma loja de aparelhos celulares no distrito de Jundiapeba. O automóvel também foi devolvido aos proprietários.
Na ocorrência, três homens invadiram a loja e roubaram diversos aparelhos eletrônicos, além do veículo. Durante o crime, um dos ladrões chegou a dar um tiro no teto do estabelecimento. 

A Guarda Municipal foi chamada e conseguiu localizar o veículo roubado na estrada da Adutora, também em Jundiapeba. Após a realização da perícia, o automóvel foi entregue às vítimas.

A ocorrência foi registrada pela Polícia Civil, que fará a investigação do caso.

Guarda Municipal

A Guarda Municipal faz parte do sistema de segurança pública de Mogi das Cruzes e mantém o patrulhamento em todas as regiões do município, em um trabalho conjunto com a Polícia Militar. O trabalho também compreende o monitoramento com câmeras, além de grupamentos específicos, como a Ronda Escolar, Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Ambiental, Rondas Ostensivas com Motos (ROMO) e Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). 

O trabalho também conta com o monitoramento do município, realizado pela estrutura do Centro de Operações Integradas (COI), inaugurado em setembro. Além das câmeras localizadas nas vias e espaços públicos, o espaço também faz o monitoramento dos totens de segurança e da muralha digital inteligente, além de integrar as ações dos órgãos de segurança de Mogi das Cruzes.

A população pode auxiliar os trabalhos das forças de segurança pública com denúncias pelos telefones 190, da Polícia Militar, e 153, da Guarda Municipal. O atendimento é feito 24 horas por dia.